Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5646
Título : Sobre o quadro normativo do sofrimento.
Autor : Alves Júnior, Douglas Garcia
Palabras clave : Filosofia moral
Sofrimento
Primo Levi
Theodor W. Adorno
Razão e corpo
Fecha de publicación : 2013
Citación : ALVES JÚNIOR, D. G. Sobre o quadro normativo do sofrimento. Revista TRAMA Interdisciplinar, v. 4, p. 182-193, 2013. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/6409>. Acesso em: 04 maio 2015.
Resumen : A filosofia moral ocidental ao mesmo tempo em que conferiu atenção ao sofrimento tratou de entendê- lo a partir de categorias epistemológicas e morais que descuidam de sua especificidade. Na contemporaneidade, contudo, assiste-se a uma inflexão no pensamento sobre o sofrer a partir da reflexão sobre a Shoa/Holocausto (Primo Levi), da fenomenologia (Levinas), da psicologia social (Milgram) e da Teoria Crítica (Adorno, Marcuse). Trata-se de trazer ao primeiro plano o caráter normativo da experiência do sofrimento, o que implica repensar a questão do fundamento normativo da ação a partir da vulnerabilidade do corpo ao sofrer.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5646
ISSN : 2177-5672
metadata.dc.rights.license: A Revista Trama permite que os autores publiquem suas contribuições em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. Fonte: Revista Trama Interdisciplinar <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 04 maio 2015.
Aparece en las colecciones: DEFIL - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_SobreQuadroNormativo.pdf94,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.