Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5602
Título: A restituição do corpo na Teoria estética.
Autor(es): Alves Júnior, Douglas Garcia
Data do documento: 2007
Referência: ALVES JÚNIOR, D. G. A restituição do corpo na Teoria estética. Artefilosofia, v. n.3, p. 137-143, 2007. Disponível em:<http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_03/artefilosofia_03_04_corpo_estetica_loucura_01_douglas_garcia_alves_junior.pdf>. Acesso em: 04 mai. 2015.
Resumo: Adorno possui um procedimento recorrente que é o de tratar questões epistemológicas e morais em excursos estéticos, e o de tratar questões estéticas em excursos dialéticos sobre a irracionalidade da razão. Meu objetivo é o de rastrear as implicações filosóficas da temática da expressão do sofrimento na Teoria Estética. Desse modo, pretendo, articular a hipótese de que o reconhecimento da não-identidade do corpo é a experiência fundamental da fi losofi a de Adorno. Isto implica uma concepção expressiva de razão e uma estética anti-subjetiva. Recorrerei ao comentário da obra Resumo de Ana, de Modesto Carone, para tentar explicitar essas implicações do pensamento de Adorno.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5602
ISSN: 18098274
Licença: A Revista ARTEFILOSOFIA permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico  em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário no dia 29 mai. de 2015.
Aparece nas coleções:DEFIL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RestituiçãoCorpoTeoria.pdf49,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.