Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5481
Título: Percepção do ambiente térmico nas salas de aula pelos alunos da UFOP.
Título(s) alternativo(s): UFOP student perceptions of the thermal environment in classrooms.
Autor(es): Souza, Henor Artur de
Fontanella, Márcia Silva
Palavras-chave: Conforto térmico
Salas de aula
Thermal comfort
Classrooms
Data do documento: 2011
Referência: SOUZA, H. A. de; FONTANELLA, M. S. Percepção do ambiente térmico nas salas de aula pelos alunos da UFOP. REM. Revista Escola de Minas, v. 64, p. 415-419, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0370-44672011000500005&script=sci_arttext>. Acesso em: 09 abr. 2015.
Resumo: A educação é um dos fatores que mais influem no desenvolvimento de um país. Uma boa qualidade de ensino não só depende da capacitação dos professores, mas, também, das condições físicas das salas de aulas, ambientes em que os mesmos interagem com os alunos. Nesse trabalho, avalia-se o ambiente térmico das salas de aula da Universidade Federal de Ouro Preto, especificamente na Escola de Minas e no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (edifícios com sistemas construtivos diferentes), investigando-se a percepção dos usuários por meio da aplicação de questionários e medição das variáveis ambientais in loco, simultaneamente. Os resultados obtidos são tratados estatisticamente obtendo-se os limites de conforto para a população em estudo, por meio da análise probit, obtendo-se uma percentagem de aproximadamente 70% de satisfeitos com o ambiente térmico.
Resumo em outra língua: Education is one of the factors that most influence the development of a country. Good quality education does not only depend on the training of teachers, but also the physical conditions of the classroomwhere they interact with students. In this study, the thermal environment of the classrooms of the Federal University of Ouro Preto (UFOP) was evaluated, specifically at the “Escola de Minas” and the “Instituto de Ciências Exatas e Biológicas” (both with different building systems). For the evaluation, questionnaires to obtain student perceptions and measurement of the environmental variables in locowere implemented. The results were statistically treated, obtaining the comfort limits for the sample of this study by probit analysis. With this method, the percentage of satisfaction with the thermal environment was 70%.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5481
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672011000500005
ISSN: 1807-0360
Licença: A Revista Escola de Minas - REM - autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato em 12 set. 2013.
Aparece nas coleções:DECAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PercepçãoAmbienteTérmico.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.