Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5411
Título: Agamben & Bartleby : a personagem como paradigma para investigar a potência de não e a inoperosidade.
Autor(es): Guimarães, Diego
Orientador(es): Iannini, Gilson de Paulo Moreira
Palavras-chave: Personagens
Filosofia italiana
Data do documento: 2015
Referência: GUIMARÃES, Diego. Agamben & Bartleby: a personagem como paradigma para investigar a potência de não e a inoperosidade. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: Nesta dissertação investigarei os conceitos de potência de não e inoperosidade na obra do filósofo italiano Giorgio Agamben, partindo, para tanto, do uso que este faz da personagem Bartleby, o escrivão de Melville, que, como um paradigma, auxilia-o a explicitá-los. No decorrer de minha investigação, mapearei e rastrearei as aparições da personagem na obra do filósofo, contextualizando-a em cada texto em que ela aparece ao mesmo tempo em que a relacionarei com os dois conceitos aqui perseguidos. Com estes iluminados por aquela, será possível pensar de maneira mais clara o ser humano como um ser, sobretudo, potencial, e cuja vida, ao invés de capturada, limitada e regrada por realizações específicas, está sempre disponível a um novo uso.
Resumo em outra língua: In this dissertation I will investigate the concepts of potentiality not to (potenza di non) and inoperative (inoperosità) in the work of the Italian philosopher Giorgio Agamben, starting, therefore, of the use of the character Bartleby, the Melville‟s scrivener, did by him, that, as a paradigm, helps to explain both the concepts. In the course of my research, I will track and map the quotes of the character in the philosopher‟s work, contextualizing that in every text in which it appears at the same time that I will link it with the concepts pursued here. With these enlightened by that, will be possible to think more clearly the human being as a being, above all, potential, and whose life, instead of captured, limited and regulated by specific realizations, is always available to a new use.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5411
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/05/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AgambenBartlebyPersonagem.pdf823,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons