Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5404
Título: Espelho e interpretação : a literatura dramática e sua inserção na realidade ou um olhar marxista para o texto dramatúrgico de Jorge Andrade.
Autor(es): Nosella, Berilo Luigi Deiró
Palavras-chave: Dramaturgia e História
Superestrutura
Infraestrutura
Interpretation
Mirroring
Data do documento: 2011
Referência: NOSELLA, B. L. D. Espelho e interpretação: a literatura dramática e sua inserção na realidade ou um olhar marxista para o texto dramatúrgico de Jorge Andrade. Revista Crioula, v. 9, p. 1-22, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/crioula/article/view/55367>. Acesso em: 08 maio 2015.
Resumo: O presente artigo busca pensar as relações entre dramaturgia e história a partir de uma ótica marxista, o que não é senão, pensar como se articulam nos estudos literários e culturais as categorias de superestrutura e infraestrutura. Tal empreitada teórica, para se realizar, procurará dar conta da ideia de inserção na realidade da obra dramatúrgica entendida como um espelhamento da mesma pelo viés da interpretação crítica.
Resumo em outra língua: This article seeks to consider the relationship between drama and history from a Marxist perspective, which is not but thinking about the categories of infrastructure and superstructure articuled en literary and cultural studies. This theoretical undertaking, to be held, will seek to realize the idea of inclusion in the reality of dramaturgical work understood as a mirror of the same bias of critical interpretation.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5404
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2011.55367
ISSN: 1981-7169
Licença: A Revista Crioula permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico  em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 08 maio 2015.
Aparece nas coleções:DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EspelhoInterpretaçãoLiteratura.pdf175,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.