Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5096
Título: Utilização do procedimento inferência Data-driven para a estatística Espacial Scan em casos do diabetes no estado de Minas Gerais.
Autor(es): Andrade, Gilberto de
Duarte, Anderson Ribeiro
Palavras-chave: Scan circular
Clusters
Inferência Data-driven
Significância estatística
Diabetes
Data do documento: 2011
Referência: ANDRADE, G. de; DUARTE, A. R. Utilização do procedimento inferência Data-driven para a estatística Espacial Scan em casos do diabetes no estado de Minas Gerais. Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 1, p. 84-91, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/rest/article/view/68>. Acesso em: 01 abr. 2015.
Resumo: O método de detecção e inferência de conglomerados (clusters) Scan Circular para mapas de dados agregados, procura por clusters de casos sem especificar o tamanho (número de áreas) ou localização geográfica antecipadamente. Existe ainda, uma proposta de modificação para o teste inferencial usual da estatística Scan, denominada inferência Data-Driven, incorporando informações adicionais sobre o tamanho do cluster mais provável encontrado. Será apresentada a estrutura das duas técnicas inferenciais, e ainda, será proposta uma avaliação através do procedimento clássico e também do novo procedimento Data-Driven avaliando um conjunto de dados reais para ocorrência de casos do Diabetes no estado de Minas Gerais. As conclusões mostram que realmente o novo procedimento pode propiciar novas conclusões acerca da significância de eventuais conglomerados existentes nos conjuntos de dados em estudo.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5096
ISSN: 2237-8111
Licença: Os trabalhos publicados na Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto <http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/rest/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2015.
Aparece nas coleções:DEEST - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UtilizaçãoProcedimentoInferência.pdf430,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.