Comportamento hidrológico superficial e erodibilidade dos solos da região de Santo Antônio do Leite, Distrito de Ouro Preto - MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2002
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho analisou o comportamento hidrológico superficial e a erodibilidade dos solos na região de Santo Antônio do Leite (Ouro Preto-MG), que se destaca pela intensidade e pelas proporções gigantescas de processos erosivos em forma de ravinas e voçorocas. Esse estudo analisou a resistência da camada superficial dos solos, em relação às chuvas, que, nesse caso, constitui-se no principal agente erosivo. Para tanto, monitorou-se uma vertente, através de parcelas de monitoramento de erosão laminar, ensaios de infiltração, ensaios de Inderbitzen, ensaios de estabilidade de agregados dosolo e análise granulométrica. Pode-se concluir que a camada superficial dos solos da região é resistente à erosão laminar e que essa camada serve como uma superfície protetora dos horizontes sub-superficiais, que são friáveis quando impactados pelas chuvas. No entanto, a regiãoé palco de grandes voçorocas e, dessa forma, pode-se entender que algum distúrbio de ordem natural ou antrópica deve ter ocorrido, para romper essa camada superficial e auxiliar no surgimento e/ou desenvolvimento das feições erosivas observadas. Esse trabalho teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).
Descrição
Palavras-chave
Ravinas e voçorocas, Laminar erosion
Citação
SANTOS, C. A. de; SOBREIRA, F. G.; NETO, A. L. C. Comportamento hidrológico superficial e erodibilidade dos solos da região de Santo Antônio do Leite, Distrito de Ouro Preto - MG. Revista Escola de Minas, Ouro Preto, v. 55, n.4, p. 285-290, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672002000400010> . Acesso em: 15 out. 2014.