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dc.contributor.authorGomes, Guilherme José Cunha-
dc.contributor.authorSobreira, Frederico Garcia-
dc.date.accessioned2015-03-24T11:56:42Z-
dc.date.available2015-03-24T11:56:42Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGOMES, G. J. C.; SOBREIRA, F. G. Avaliação do perigo de queda de Blocos em rodovias. Anuário do Instituto de Geociências, v. 35, n. 2, p. 14-27, 2013. Disponível em: <http://www.anuario.igeo.ufrj.br/2012_2/2012_2_14_27.pdf>. Acesso em: 15 out. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3908-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4732-
dc.description.abstractTaludes rochosos em rodovias são superfícies potencialmente instáveis, que frequentemente condicionam quedas de blocos, afetando a segurança dos usuários de rodovias, a infraestrutura dos transportes e o meio ambiente. O comportamento geológico-geotécnico dos maciços rochosos e as condições geométricas e de trafegabilidade das rodovias são aspectos fundamentais na avaliação do perigo de queda de blocos. Esta pesquisa busca aplicar um método de avaliação do perigo de queda de blocos rochosos em taludes de rodovias, objetivando a classificação e hierarquização dos segmentos rodoviários com base em critérios definidos. Neste contexto, doze taludes rochosos do sistema rodoviário do Espírito Santo foram investigados, a partir de parâmetros, visando à obtenção de um índice para expressar o grau de perigo aos condutores que trafegam pelos trechos, denominado índice de queda de blocos. A efetividade dos parâmetros no método adotado também foi avaliada. Os taludes foram hierarquizados, definindo-se ainda medidas prioritárias para intervenções em cada trecho, de forma a minimizar os problemas causados em cada segmento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQueda de blocospt_BR
dc.subjectSlopespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação do perigo de queda de blocos em rodovias.pt_BR
dc.title.alternativeRockfall evaluation in highways.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Anuário IGEO permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 29 out. 2014.pt_BR
dc.description.abstractenHighway rock slopes are potentially unstable surfaces and as such are susceptible to rockfalls that affect the highway’s user safety, transportation infrastructure and surrounding environment. The geomechanical behavior of rock masses and also the geometric and traffic conditions of highways are fundamental aspects of rockfall evaluation. This research presents a case study of rockfall evaluation for slopes bordering highway sections, aiming to classify them and determine a hierarchy for intervention, based on defined criteria. In order to use this approach, field investigations including geomechanical classification of rock mass are necessary. In this context, twelve slope sections containing rock slopes in Espírito Santo’s road network were investigated. The slopes were analyzed individually and the influence of each parameter in the global rating was evaluated. Parameter effectiveness in the proposed method was also evaluated. The slopes were classified to define priority measures to minimize roadway problems in each place.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.11137/2012_2_14_27-
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