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Título: Proposição de procedimento preventivo de riscos geológicos em Ouro Preto - BR com base em histórico de ocorrências e sua correlação com a pluviosidade.
Título(s) alternativo(s): Proposal of preventive procedure for geologic risks in Ouro Preto - BR based on the correlation between historical occurrences and rain.
Autor(es): Castro, Jeanne Michelle Garcia
Sobreira, Frederico Garcia
Gomes, Romero César
Gomes, Guilherme José Cunha
Palavras-chave: Movimentos de massa
Rainfall
Ouro Preto
Preventive plan
Data do documento: 2012
Referência: CASTRO, J. M. G.; SOBREIRA, F. G.; GOMES, R. C.; GOMES, G. J. C. Proposição de procedimento preventivo de riscos geológicos em Ouro Preto - BR com base em histórico de ocorrências e sua correlação com a pluviosidade. Revista Brasileira de Geociências, v. 42, p. 58-66, 2012. Disponível em:< http://rbg.sbgeo.org.br/index.php/rbg/article/view/17284> . Acesso em: 15 out. 2014.
Resumo: Devido ao grande número de movimentos de massa que ocorrem na área urbana de Ouro Preto (MG) foi desenvolvido um estudo para cadastrar os acidentes ocorridos entre 1988 a 2004, baseado nos registros dos Boletins de Ocorrência do Corpo de Bombeiro da cidade. Com esse cadastro foi possível elaborar um mapa com as áreas mais críticas da cidade, classifi cadas de acordo com o risco que apresentam em alto, médio ou baixo. Outra etapa do estudo foi a correlação dos escorregamentos com a pluviosidade. Para isto foi necessária a coleta de dados pluviométricos em uma indústria local. Deste estudo obteve-se uma equação correlacionando a chuva diária com a chuva acumulada em cinco dias anteriores ao acidente. Com a equação estabelecida podese estimar a quantidade de chuva diária necessária para provocar os escorregamentos. O trabalho finaliza com a proposição da implantação de um plano de defesa civil para Ouro Preto. __________________________________________________________________________________________
ABSTRACT: Due to the overwhelming number of mass movements which takes place in the urban area of Ouro Preto (MG), a study of accidents occurred between 1988 and 2004 has been developed, based on the city’s Fire Brigade reports. It has then been possible to elaborate a map highlighting the most critical areas surrounding the city. Such areas were then tagged as low, medium and high risk. Another stage presented in the work was the correlation between landslides and rainfall. To obtain this, rain data had to be collected at a local plant. An equation has been obtained correlating the fallen rain on the landslide day and the accumulated rain from the fi ve previous days which occurred before the accident. Once the equation was established, the amount of rain prompting landslides could be estimated. Based on this, a civil defense plan for the city is greatly recommended.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4724
ISSN: 23174692
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