Diagnóstico nutricional de crianças de zero a cinco anos atendidas pela Rede Pública Municipal de Saúde de Ouro Preto-MG.

Resumo
O diagnóstico nutricional de crianças permite aferir as condições de saúde e de vida de uma população. Diante disso, o objetivo deste artigo é caracterizar o estado nutricional das crianças de zero a cinco anos cadastradas no banco de dados do SISVAN do município de Ouro Preto-MG. Incluíram-se, no estudo, 2490 crianças atendidas pela Rede Municipal de Saúde, cadastradas no banco de dados do SISVAN em 2006. Selecionaram-se os dados de peso, altura, sexo e idade para avaliação dos índices peso/altura, altura/idade e peso/ idade. Para classifi cação do estado nutricional, considerou-se em défi cit nutricional todas as crianças que apresentaram esses índices dois escores z abaixo do valor médio da população padrão e com excesso de peso as crianças cujos índices peso/altura e peso/idade estavam dois escores z acima do valor médio. Os resultados mostraram que mais de 30% das crianças estudadas apresentavam déficit nutricional até 1 ano de idade. Houve, aproximadamente, 4% de defi ciência no índice peso/altura, 5% no peso/idade e 10% de defi ciência estatural. Não houve diferença entre as categorias de estado nutricional e o sexo. Os resultados apontam para a necessidade de manutenção do sistema de vigilância nutricional para prevenção e correção dos problemas nutricionais.
Descrição
Palavras-chave
Nutritional status, Child, Vigilância nutricional, Estado nutricional
Citação
VERLY JÚNIOR, E. et al. Diagnóstico nutricional de crianças de zero a cinco anos atendidas pela Rede Pública Municipal de Saúde de Ouro Preto-MG. Nutrire, v. 33, p. 71-81, 2008. Disponível em: <http://www.revistanutrire.org.br/files/v33n3/v33n3a06.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2014.