Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4532
Título: Região metropolitana do Vale do Aço : evolução urbana, planejamento e desafios contemporâneos.
Autor(es): Vasconcellos, Fábio Azevedo
Orientador(es): Conti, Alfio
Palavras-chave: Desenvolvimento regional
Impacto ambiental
Planejamento urbano
Data do documento: 2014
Referência: VASCONCELLOS, Fábio Azevedo. Região metropolitana do Vale do Aço: evolução urbana, planejamento e desafios contemporâneos. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
Resumo: A Região do Vale do Aço vem sofrendo grandes transformações ao longo da sua história. A velocidade de crescimento da região não foi acompanhada de forma proporcional por um planejamento urbano municipal. Em 1998, a criação da Região Metropolitana do Vale do Aço surge como um instrumento de início de um pensar integrado, no sentido de planejar a região como um todo, entendendo a como um único território, ou unidade de planejamento. Ainda mais recente (2012), a criação da Agência de Gestão Metropolitana do Vale do Aço veio a dar início a um planejamento territorial tão esperado e necessário para a região. No decorrer de décadas, essa falta de planejamento integrado fez com que a população sofresse impactos ambientais, sociais e econômicos, aumentando a exclusão social e a supervalorização da terra. O trabalho visa a dar um panorama histórico dessa ocupação, seus agentes e situações adversas que aconteceram no decorrer do crescimento da região Metropolitana do vale do Aço (RMVA), juntamente com suas consequências até os dias de hoje.
Resumo em outra língua: The Vale do Aço area has been suffering changes throughout its history. The rate of growth in the region was not proportional to a municipal urban planning. In 1998, the Vale do Aço Metropolitan Area was created as an instrument of initiation of an integrated thinking, to plan the region as a whole, a single territory, or planning unit. Recently (2012), the creation of the Vale do Aço Metropolitan Management Agency came to start the territorial planning region necessary. In the course of decades, this lack of integrated planning, made the population suffer environmental, social and economic impacts, increasing social exclusion and the overvaluation of the earth. This study aims to give a historical overview of this occupation, its agents and adverse situations that occurred during growth of VAMA, along with its consequences until the present day..
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4532
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 05/02/2015, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:PPGSEA - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_RegiãoMetropolitanaVale.pdf6,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons