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Título: Sistematização de diretrizes para projeto modulado em aço, com aplicação dos conceitos da customização em massa.
Autor(es): Henriques, Cristiane Lopes
Orientador(es): Souza, Henor Artur de
Palavras-chave: Construção industrializada
Aço - estruturas
Construção metálica
Data do documento: 2013
Referência: HENRIQUES, C. L. Sistematização de diretrizes para projeto modulado em aço, com aplicação dos conceitos da customização em massa. 2013. 205 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: A industrialização da construção civil, sobretudo nas construções estruturadas em aço, é um processo consolidado em países como Inglaterra, Japão e Estados Unidos. Além de um grande índice de industrialização, que abrange desde os insumos utilizados no canteiro de obras até os processos de concepção e execução da edificação, nestes países o percentual de obras em aço gira em torno de 50% a 65% do total de edificações construídas, enquanto no Brasil apenas 12% das obras adotam este sistema estrutural (IBS, 2011). O processo de concepção e execução deste tipo de edificação vem se aproximando cada vez mais dos processos de Desenvolvimento de Produto e Produção em série, que são adotados em outros setores da indústria. Desta forma, são ofertados no mercado, produtos, sistemas construtivos, módulos e até mesmo edificações "prontas" que são apresentadas em projeto ao cliente e podem sofrer certo grau de customização. O panorama da construção civil no Brasil mostra-se bastante diferente, com a cultura do fazer artesanal ainda muito arraigada tanto no que se refere aos materiais, quanto aos processos que envolvem a concepção e execução de uma edificação. Apesar de apresentar exemplos relevantes de obras industrializadas, o cenário nacional ainda é carente de efetivas ações de implementação deste sistema construtivo. O presente trabalho propõe-se a desenvolver uma pesquisa abrangendo a industrialização das construções em aço, as metodologias de Desenvolvimento de Projeto de Produto, Produção em Série e Customização em Massa, a fim de criar um referencial teórico para o desenvolvimento de um sistema estrutural modulado e padronizado para edificações em aço que possibilite flexibilidade de customização a fim de poder ser adotado em diferentes tipologias, demandas e terrenos.
Resumo em outra língua: The industrialization of civil construction, particularly in steel-structured buildings, is a consolidated process in countries like England, Japan and United States. In addition to a large level of industrialization, which ranges from the inputs used in the construction site to the processes of design and execution of the building, in these countries the percentage of buildings in steel is around 50% to 65% of the total of edifications built, while in Brazil only 12% of the constructions adopt this kind of structural system (IBS, 2011). In those countries, the process of conceiving and carrying out this kind of construction is increasingly approaching the serial product development and production processes that are adopted in other sectors of industry. In this way, the market offers products, constructive systems, modules and even “ready-for-use” buildings that are presented to the customer at the designing stage and may allow some degree of customization. The perspective of civil construction in Brazil is quite different, with its handicraft culture yet very deep-rooted both with regard to the materials and the processes that involve the conceiving and the erection of a building. Although presenting relevant examples of industrialized edification works, the Brazilian scenario still lacks effective actions to implement this constructive system. This article proposes to develop a survey covering the industrialization of steel constructions, methodologies of product design development, serial production and mass customization in order to create a theoretical framework for the development of a modulated and standardized structural system to be used in steel buildings, that allows flexibility for customization in order to be able to be adopted in different typologies, demands and terrains.
Descrição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4365
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