Sarcedos Magnus Dom Oscar de Oliveira, O Arquidiocesano e a recepção fragmentada do Concílio Vaticano II na Arquidiocese de Mariana (1959-1988).

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Compreender os variados aspectos da recepção do Concílio Vaticano II parece continuar sendo para a Igreja do Brasil, bem como para toda a catolicidade, uma tarefa de grande relevância. Isso porque, a medida que vamos ganhando distanciamento do Concílio como evento, começam a aparecer no horizonte dos estudiosos do catolicismo a riqueza e a pluralidade dos processos desencadeados pelos padres conciliares nas mais diversas Igrejas locais e nacionais. Em geral, tanto as Ciências Sociais – história e sociologia sobretudo – quanto a Teologia construíram, ao longo desses mais de quarenta anos, modelos que pautaram os estudos sobre o Vaticano II e que começam agora a parecer limitados, cedendo lugar a novos modelos de análise, mais focados na riqueza dos processos de recepção que marcaram os anos pós-conciliares e no caráter eclético e plural de muitos de seus atores, tendo como exemplo os bispos que, por serem moderados ou conservadores, permaneceram invisíveis para os historiadores da Igreja na sua tentativa de implementar em suas (arqui)dioceses os documentos e orientações emanados do Concílio Vaticano II. Formados por uma mentalidade tridentina e profundamente antimoderna, tornou-se difícil para diversos desses prelados encontrar adequações possíveis nos imaginários sociais católicos, que permitissem uma nova concepção de Igreja acompanhada de formas novas de vivenciar essa fé. A presente dissertação busca, nesse sentido, acompanhar esse processo na Arquidiocese de Mariana, sobretudo através da atuação do Arcebispo, Dom Oscar de Oliveira (1959-1988), que através de uma intensa atividade editorial, buscou elaborar modelos próprios – e fragmentados – que possibilitaram enquadrar as diretrizes conciliares dentro de uma compreensão conservantista (Mannheim) de Igreja e do social, sem aparente ruptura com o tradicional legado dos bispos marianenses e com a cultura política local.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Igreja católica - Brasil, Igreja católica - Arquidiocese de Mariana, Concílio Vaticano
Citação
SILVEIRA, D. O. da. Sarcedos Magnus Dom Oscar de Oliveira, O Arquidiocesano e a recepção fragmentada do Concílio Vaticano II na Arquidiocese de Mariana (1959-1988). 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2009.