Caracterização de carga de uma rede social baseada em localização.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Recentemente, tem ocorrido uma grande popularização das redes sociais baseadas em localização, como o FourSquare e o Gowalla, onde usuários podem criar e compartilhar referências a locais reais, fazer check-in nesses locais e adicionar comentários e dicas a locais do sistema. Parte dessa popularidade é devida à facilidade de acesso à Internet através de dispositivos móveis dotados de GPS. Há uma grande diferença entre publicar conteúdo em redes sociais e redes sociais baseadas em localização (LBSN). LBSNs fornecem uma nova estrutura social em redes composta de indivíduos ligados pelas suas localizações no mundo físico. Apesar do grande interesse, pouco se sabe sobre os padrões de acesso em novos sistemas de redes sociais como LBSNs e como se diferem dos padrões de acesso dos sistemas tradicionais. Este trabalho tem como objetivo dar o primeiro passo no entendimento dessa mudança. Para isso, utilizamos um conjunto de dados obtidos junto ao Apontador, um sistema brasileiro com características semelhantes à do FourSquare e Gowalla, onde usuários compartilham informações sobre localizações e podem navegar por essas localizações. Como resultados, foram identificados modelos que descrevem características das sessões de usuários, padrões com os quais requisições chegam ao servidor, além do perfil de acesso de usuários ao sistema.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Ciência da computação, Rede social - internet, FourSquare, Gowalla
Citação
LINS, T. S. Caracterização de carga de uma rede social baseada em localização. 2013. 39 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.