Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4114
Título: Redução do teor de estrôncio em carbonatos de cálcio utilizados em tratamento hemodialítico.
Autor(es): Oliveira, Susan Joyce Gomes de
Palavras-chave: Osteomalácia
Análise de materiais
Carbonato de cálcio
Data do documento: 2011
Referência: OLIVEIRA, S. J. G. de. Redução do teor de estrôncio em carbonatos de cálcio utilizados em tratamento hemodialítico. 2011. 45 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumo: A osteomalácia é o amolecimento dos ossos devido a mineralização anormal e carência da vitamina D. Atualmente, pesquisas indicam que a osteomalácia surge pelo acúmulo de estrôncio (Sr) no organismo em pacientes que fazem uso de diálise. A ênfase desse trabalho foi promover a redução do teor de estrôncio em carbonato de cálcio terapêutico. Para isto foram utilizadas hidroxiapatitas sintética (HAS) e natural (HAN), como meio adsorvedor do estrôncio. A quantificação deste efeito foi realizada com análises por EEA – Plasma (Espectroscopia de Emissão Atômica por Plasma Acoplado), sendo analisadas as soluções de entrada e saída da coluna. As colunas de hidroxiapatita natural apresentaram uma eficiência de aproximadamente 87% e as de hidroxiapatita sintética cerca de 92% de eficiência na retirada do estrôncio. Após esta redução do estrôncio no carbonato de cálcio fez-se a reprecipitação desse em meio básico, com passagem de dióxido de carbono, obtendo-se um rendimento próximo a 100%. O precipitado foi caracterizado por difração de raios X e por Espectroscopia de Emissão Atômica por Plasma Acoplado.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4114
Aparece nas coleções:REDEMAT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ReduçãoTeorEstrôncio.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.