Distribuição de guildas de herbívoros em florestas montanas da Mata Atlântica, em resposta a perturbação e ao mosaico de formigas.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O dossel da floresta tropical é um dos habitats terrestres mais diversos da Terra e está entre os menos estudados. Os efeitos da perturbação antrópica e da interação entre espécies na distribuição das guildas de herbívoros no dossel são ainda menos conhecidos. O objetivo do estudo foi investigar os padrões de distribuição de riqueza e abundância das guildas de herbívoros (e a soma de todas potenciais presas) e suas respostas à perturbação passada, sazonalidade e ao efeito dos mosaicos de formigas, em duas escalas de análise (dossel e copa da árvore). As coletas foram realizadas no Parque Estadual do Itacolomi, Ouro Preto e Mariana, MG, durante duas estações chuvosas (2007 e 2011) e duas estações secas (2011 e 2012), em três áreas com diferentes níveis de impacto (intenso, intermediário e leve). Em cada área foram amostrados oito segmentos de dossel (= 4 a 7 árvores contínuas), utilizando o método de batimento com o guarda chuva entomológico. Na escala do dossel, a área menos perturbada apresentou maior riqueza e abundância de sugadores e presas, já os herbívoros mastigadores não responderam à diferença de perturbação entre as áreas. A presença do mosaico teve efeito apenas sobre a abundância dos sugadores, de forma que a mesma é maior nos locais com mosaico simples, reforçando a ideia de que formigas dominantes monopolizam o recurso decorrente de exsudatos açucarados derivados de insetos (honeydew). Na escala da copa das árvores, a abundância de insetos, independente da guilda, e a riqueza de sugadores e o total de presas foram maiores na área menos perturbada. Porém, a riqueza e a abundância do inseto em árvores específicas dependem da abundância das formigas dominantes e da guilda em questão, sendo apenas a abundância dos sugadores favorecida, principalmente aqueles trofobiontes. Os resultados enfatizam a importância de analisar concomitantemente o maior número possível de variáveis que afetam a distribuição de insetos em dosséis florestais tropicais e, além disso, pela primeira vez a baixa diversidade/densidade de herbívoros/invertebrados no dossel foi adequadamente investigada e mostrou-se que estes locais são, pelo menos parcialmente, relacionada com a presença de mosaicos de formigas.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Formiga, Ecologia florestal, Mata Atlântica - conservação, Parque Estadual do Itacolomi
Citação
LOURENÇO, G. M. Distribuição de guildas de herbívoros em florestas montanas da Mata Atlântica, em resposta a perturbação e ao mosaico de formigas. 2013. 41 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.