Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3968
Título: Leishmaniose visceral canina : avaliação da metodologia sorológica utilizada em inquéritos epidemiológicos.
Autor(es): Costa, Carlos Alberto da
Genaro, Odair
Lana, Marta de
Magalhães, Paulo Araújo
Dias, Magno
Michalick, Marilene Susan Marques
Melo, Maria Norma
Costa, Roberto Teodoro da
Rocha, Neuza M. Magalhães
Mayrink, Wilson
Palavras-chave: Laishmania chagasi
Calazar canino
Imunofluorescência
Data do documento: 1991
Referência: COSTA, C. A. et al. Leishmaniose visceral canina : avaliação da metodologia sorológica utilizada em inquéritos epidemiológicos. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 24, p. 21-25, 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v24n1/04.pdf> Acesso em: 28 ago. 2014.
Resumo: Foi realizado um estudo comparativo da reação de imunofluorescencia indireta em eluatos de sangue de cães infectados experimentalmente com diferentes tripanosomatideos. Utilizaram-se como antigenopromastigotas de L. mexicana, L. braziliensis e L. chagasi. Os resultados mostraram que a sensibilidade do método foi de 87,5% para o diagnostico do calazar canino, independentemente do antígeno empregado; e que ocorre reação cruzada com Leishmaniose tegumentar em 75% dos casos e com doença de Chagas em 83,3%. Levantamento epidemiológico em área de leishmaniose confirma que a reação de imunofluorescencia em eluatos de sangue canino fornece reações cruzadas em cães infectados com Leishmania braziliensis e L. chagasi. Não se verificou reação cruzada pela RFC. Sugere-se a utilização da reação de imunofluorescencia nas campanhas de saúde publica, mas e de se chamar a atenção para o fato de que as taxas de positividade não devem ser utilizadas como indicadores da prevalência do calazar canino.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3968
ISSN: 00378682
Licença: Permite distribuição da obra sob uma licença idêntica a do Editor. Permite o armazenamento das versões pré-print e pós-print. Fonte Diadorim  <http://diadorim.ibict.br/handle/1/127>. Acesso em: 01 ago. 2014.
Aparece nas coleções:DEACL - Artigos publicados em periódicos 2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LeishmanioseVisceralCanina.pdf278,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.