Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3848
Título: Estratégia de produção e seu suporte à competição: o caso da empresa Delícias do Trigo no mercado de panificados.
Título(s) alternativo(s): Production strategy and your suport for competition: the case of the company's Delícias do Trigo in the bakery market.
Autor(es): Tavares, Wellington
Castro, Cleber Carvalho de
Palavras-chave: Estratégia de produção
Critérios ganhadores e qualificadores de pedido
Competitividade
Data do documento: 2013
Referência: TAVARES, W.; CASTRO, C. C. de. Estratégia de produção e seu suporte à competição: o caso da empresa Delícias do Trigo no mercado de panificados. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 26-53, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/839/1088>. Acesso em: 15 out. 2014.
Resumo: Atualmente, tem-se direcionado maior importância à área de produção, o que, em partes, se deve à maior convergência de opiniões sobre a importância da estratégia de produção e da competitividade. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma análise de como as estratégias de produção estão configuradas no setor de panificação. Com base nos estudos de Contador (195) e Weelwright (1984), construiu-se um framework que foi utilizado para a análise das estratégias de produção no caso da empresa “Delícias do Trigo”, identificando-se os campos em que a empresa compete (preço, produto, prazo, assistência ou imagem) e como ela atua nas categorias estratégicas de decisão (capacidade, instalação, tecnologia de processos, relação com os elos da cadeia, recursos humanos, qualidade e sistemas de organização e controle). Para as análises, utilizou-se, também, dos critérios qualificadores e ganhadores de pedido (HIL, 192). Na coleta de dados do estudo de caso qualitativo, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Entre as principais conclusões do estudo, pode-se resaltar que apesar da expansão no atendimento, a empresa tem perseguido maior expansão por meio de novas contas de clientes e de aumentos nas vendas dos clientes atuais, inserindo novos produtos e linhas diferentes das que apresenta atualmente. Além disso, a empresa tem atuado de forma coerente no campo da qualidade do produto, o que permitiu um grande avanço em termos de organização da produção e de amadurecimento da ideia de negócio projetada nos anos anteriores à mudança no foco de atuação da empresa.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3848
ISSN: 1984-3372
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/839/1088>. Acesso em: 25 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstratégiaProduçãoSuporte.pdf381,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.