Resolução de problemas em ambientes virtuais de aprendizagem : possibilidade na educação a distância.

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Data
2013
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Resumo
O presente artigo traz um estudo da utilização da metodologia da Resolução de Problemas em ambientes virtuais de aprendizagem, com o objetivo de investigar que contribuições esta pode trazer para alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Brasil, na Educação a Distância (EAD). A pesquisa, realizada em 2010, teve a participação de alunos do curso e da modalidade mencionados, matriculados na disciplina Seminário III - Resolução e formulação de problemas como abordagem metodológica para o ensino da Matemática, em Polos de Apoio Presencial do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade. Os instrumentos de coleta de dados foram os fóruns de resolução de problemas na Plataforma Moodle, questionários e chats. Os dados coletados foram organizados e analisados segundo sua natureza e a literatura consultada. A pesquisa mostrou resultados positivos. A partir das interações analisadas e dos depoimentos dos estudantes, observou-se que a proposta de trabalho proporcionou a aprendizagem de conteúdos específicos de Matemática. Levou-os a perceber a importância de resolver problemas, incentivando a postura crítica, sem a utilização de processos mecânicos e memorizados. Além disso, permitiu que os alunos refletissem sobre sua prática profissional.
Descrição
Palavras-chave
Resolução de problemas, Ensino e aprendizagem de matemática, Educação a distancia, Formação inicial de professores
Citação
DUTRA, D. S. de A.; VIANA, M. da C. V. Resolução de problemas em ambientes virtuais de aprendizagem : possibilidade na educação a distância. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 7, n. 2, p. 241-262, 2013. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/760/273>. Acesso em: 02 out. 2014.