Crescimento da população indígena em Minas Gerais : análise da influência da dinâmica demográfica e reclassificação racial a partir dos dados censitários de 1991-2000.

Resumo
Objetivo: Analisar como a dinâmica demográfica e a reclassificação racial podem ter contribuído para o crescimento da população indígena residente em Minas Gerais no período entre 1991 e 2000. Métodos: Trabalho de natureza epidemiológica com a utilização de dados secundários provenientes dos Censos Demográficos do período de 1991 a 2000. O impacto de crescimento foi evidenciado a partir dos cálculos do impacto do crescimento vegetativo, da migração e reclassificação racial nesse incremento. Resultados: Observou-se uma taxa de crescimento da população autodeclarada indígena de 26% ao ano, com aumento de 800% no número de indígenas, evidenciada a partir de migração de população parda para indígena. O processo migratório para o estado elevou em 2,7% a população estudada e houve incremento no processo de urbanização de 66% para 78%. Conclusão: Os resultados mostram que em Minas Gerais a dinâmica demográfica tem pouca influência no aumento observado da população indígena e que a reclassificação racial é a principal razão na explicação para esse fenômeno.
Descrição
Palavras-chave
Índios sul-americanos, Distribuição por raça ou etnia, Demografia, Indians - South American, Demography
Citação
DIAS JÚNIOR, C. S. et al. Crescimento da população indígena em Minas Gerais : análise da influência da dinâmica demográfica e reclassificação racial a partir dos dados censitários de 1991-2000. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 22, p. 157-163, 2009. Disponível em: <http://ojs.unifor.br/index.php/RBPS/article/view/555>. Acesso em: 01 set. 2014.