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Título: Uma base teórica para fundamentar a existência de influências etnomatemáticas em salas de aula.
Autor(es): Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
Palavras-chave: Etnomatemática
Influências culturais
Diversidade
Dualidade
Saber acadêmico
Data do documento: 2013
Referência: ROSA, M.; OREY, D. C. Uma base teórica para fundamentar a existência de influências etnomatemáticas em salas de aula. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 538-560, set./dez. 2013. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/rosa-orey.pdf>. Acesso em: 22 set. 2014.
Resumo: As influências etnomatemáticas em sala de aula estão relacionadas com os processos de associação dos conteúdos da Matemática com as abordagens pedagógicas que são utilizadas no ensino e aprendizagem dessa disciplina na área de educação, pois a aquisição do conhecimento matemático é influenciada de acordo com as considerações culturais dos indivíduos que participam da comunidade escolar. O principal objetivo dessa pesquisa teórica é discutir as influências culturais existentes no ensino e aprendizagem em matemática em salas de aula por meio do debate sobre a dualidade entre o conhecimento matemático adquirido dentro e fora do ambiente escolar. Essa discussão pode desencadear uma ação reflexiva sobre as ações pedagógicas, na perspectiva etnomatemática, que é necessária para o trabalho educacional com as comunidades escolares. Assim, esse artigo teórico visa aprofundar os conhecimentos e a discussões relacionadas com as influências etnomatemáticas em sala de aula, utilizando, dessa maneira, como metodologia, uma pesquisa bibliográfica que visa compreender e discutir a revisão de literatura relacionada com a etnomatemática e as suas implicações pedagógicas em salas de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa indicam que existe a necessidade de uma congruência cultural entre os saberes adquiridos na comunidade e na escola. ____________________________________________________________________________________________________
ABSTRACT: Because the acquisition of mathematical knowledge is influenced according to cultural considerations of individuals participating in the school community, the ethnomathematical influences in classrooms are related to the processes of association of mathematical content with pedagogical approaches used in teaching and learning. The main objective of this theoretical research paper is to discuss cultural influences related to teaching and learning of mathematics through the debate about the duality between mathematical knowledge acquired both within and outside the school environments. This discussion may trigger a reflexive action on the pedagogical practices in ethnomathematics that are necessary to educational work with school communities. This article aims to further knowledge and deepen discussions related to the influences ethnomathematics offers to classrooms by using as methodology a bibliographical research that seeks to understand and discuss the literature review related to ethnomathematics and its pedagogical implications in classrooms. The results obtained from this research indicate that there is a need for cultural congruence between knowledge acquired in the community and the school.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3811
ISSN: 16451384
Licença: Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial. Fonte: Currículo Sem Fronteiras <http://artigos-csf.org/index.php/csf/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em 22 set. 2014.
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