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Título: Um contexto de trabalho colaborativo possibilitando a emergência dos processos de argumentação e validação em geometria.
Título(s) alternativo(s): A collaborative work context facilitating argumentation and validation processes in geometry.
Autor(es): Nacarato, Adair Mendes
Grando, Regina Célia
Costa, Jorge Luís
Palavras-chave: Argumentações e validações em geometria
Provas
Grupo colaborativo
Data do documento: 2009
Referência: NACARATO, A. M.; GRANDO, R. C.; COSTA, J. L. Um contexto de trabalho colaborativo possibilitando a emergência dos processos de argumentação e validação em geometria. Acta Scientiae, Canoas, v. 11, n. 2, p. 69-85, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/45/42>. Acesso em: 01 out. 2014.
Resumo: O presente texto analisa os processos de argumentação e validação em geometria, mobilizados por um grupo de trabalho colaborativo constituído por professores acadêmicos e da escola básica, alunos da graduação e pós-graduação. Esse grupo, durante quatro anos, dedicou-se a estudos e pesquisas sobre geometria. Sua constituição foi decorrente da constatação de o quanto essa área de conhecimento ainda continua ausente da prática pedagógica e da formação docente. Um dos focos de discussão do grupo, presente neste artigo, refere-se a algumas concepções do que sejam provas na matemática escolar, principalmente com a utilização de ambientes computacionais. Defende-se que, para chegar a uma prova formal, os alunos necessitam vivenciar contextos de aprendizagem marcados por processos de argumentação e validação na escola básica. Essa discussão é complementada com a apresentação de uma experiência do grupo resolvendo um problema sobre sólidos geométricos truncados, decorrente de um ambiente marcado por verdades provisórias. Busca-se evidenciar o quanto o trabalho colaborativo possibilita a circulação, a negociação e a apropriação de significados geométricos e contribui para a produção de saberes docentes.
Resumo em outra língua: This text brings an analysis of the argumentation and validation processes in geometry, worked out by a collaborative work group constituted of academic and elementary school teachers, graduation students and post-graduation students who spent four years on studies and research on geometry. The group was formed after verifying how pedagogical practice and teacher education have been lacking geometry knowledge. One of the group’s discussion topics, contained in this article, refers to some conceptions of proofs in mathematics at school, especially in computing environments. It is argued that students need to experiment learning contexts characterized by argumentation and validation processes in elementary school before they come to face a formal proof. The text also presents a problem-solving experience with truncated geometric solids shared by the group, in an environment marked by temporary truth. This is an attempt to clearly show how effective collaborative work can be for circulation, negotiation and assumption of geometric meanings, contributing to the production of teaching knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3810
ISSN: 2178-7727
Licença: Os artigos publicados na Acta Scientiae são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 18 nov. 2013.
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