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Título : Ações afirmativas e democracia contemporânea na educação.
Otros títulos : Affirmative actions and democracy in contemporary education.
Autor : Tonini, Adriana Maria
Silva, Antonio Marcelo Jackson Ferreira da
Palabras clave : Democracia
Educação
Currículo
Cotas
Fecha de publicación : 2013
Citación : TONINI, A. M.; SILVA, A. M. J. F. da. Ações afirmativas e democracia contemporânea na educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 7, n. 3, p. 97-109, 2013. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/642/294>. Acesso em: 04 set. 2014.
Resumen : O final do século XX e o ingresso no século XXI produziram um modelo de democracia que procura reunir o direito das minorias, garantido pelo sistema de cotas, o entendimento de “escola para todos” como fator crucial para a produção de uma possível igualdade e, por fim, a ação das instituições políticas para melhor organizar os conflitos sociais. É evidente que tais ideias, para se concretizarem, necessitam de fórmulas que devam colocá-las “na prática”, particularmente em virtude de que isso se confronta com todo um sistema cultural produzido ao longo de dois séculos, pelo menos (o sistema político, econômico e social deno¬minado liberalismo). Assim, para dar conta da “escola para todos” não há como não pensar em atrelar o currículo às questões sociais e suas demandas. É preciso, portanto, entender o papel do currículo no processo.
metadata.dc.description.abstracten: The late twentieth century and the beginning of the twenty-first century have produced a model of democracy that seeks to bring together the right of minorities guaranteed by the quota system, the understanding of “education for all” as a crucial factor for the production of a possible equality, and finally, the action of political institutions to better organize social conflicts. Clearly these ideas, in order to become real, require formulas that should put them “in practice”, particularly because that confronts an entire cultural system produced over two centuries at least (the political, economic and social system called liberalism). Thus, to account for the “education for all” it is imperative to think of tying the curriculum to social issues and their demands. Therefore, it is necessary to understand the role of the curriculum in the process.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3808
ISSN : 1982-7199
metadata.dc.rights.license: A Revista Eletrônica de Educação autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato via e-mail em: 04 set. 2014.
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