Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3803
Title: | Contexto histórico, econômico e político da engenharia no Brasil : do século XVIII ao século XXI. |
Other Titles: | Historical, economic and political context of engineering in Brazil : from the 18th century to the 21st century. |
Authors: | Tonini, Adriana Maria |
Keywords: | Formação Engenharia Tecnologia Políticas públicas |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | TONINI, A. M. Contexto histórico, econômico e político da engenharia no Brasil : do século XVIII ao século XXI. Revista de Ensino de Engenharia. v. 32, n. 1, p. 65-73, 2013. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/161>. Acesso em: 03 Set. 2014. |
Abstract: | No Brasil e no mundo, o progresso tecnológico e o crescimento econômico de um país dependem da formação em engenharia. Nesse sentido, justifica-se a necessidade de investigações que alinhavem algumas interações entre essa área profissional e as políticas educacionais do ensino superior, em especial, dos cursos de engenharia. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o contexto histórico, econômico e político do curso de Engenharia, tentando explicar como este sempre esteve relacionado ao sistema de produção econômica do país e ao desenvolvimento geoeconômico e político que vem simultaneamente atrelado a novas perspectivas de formação nessa área. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3803 |
ISSN: | 2236-0158 |
metadata.dc.rights.license: | A Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 24 jan. 2017. |
Appears in Collections: | DEETE - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ContextoHistóricoEconômico.pdf | 201,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.