Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3735
Título: Abordagens atuais do programa etnomatemática : delineando um caminho para a ação pedagógica.
Título(s) alternativo(s): Current approaches in the ethnomathematics as a program : delineating a path toward pedagogical action.
Autor(es): Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
Palavras-chave: Ação pedagógica
Etnomatemática
Práticas pedagógicas
Currículo
Matematização
Data do documento: 2006
Referência: ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa etnomatemática : delineando um caminho para a ação pedagógica. Bolema, Rio Claro, v. 19, n. 26, p. 19-48, 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1851/1612>. Acesso em: 29 set. 2014.
Resumo: Apresentamos, neste artigo, as abordagens atuais para o programa etnomatemática, fundamentadas em estudos direcionados à perspectiva antropológico-etnográfica e à ação pedagógica. No contexto atual, existe uma grande necessidade de que o programa etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem em matemática, as quais estão direcionadas à ação pedagógica. Acreditamos que o grande desafio para os pesquisadores é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. Assim, delineamos uma proposta curricular baseada no trivium literacia, materacia e tecnoracia, que permite desenvolver atividades escolares alicerçadas na perspectiva etnomatemática. ______________________________________________________________________________
ABSTRACT: In this article, we present approaches for ethnomathematics as a program founded on current research in ethnomathematics as directed towards ethnographic, anthropological, and pedagogical actions studies of distinct cultural groups. In the current context, there is a great necessity for ethnomathematics-based programs to identify and seek teaching-learning practices directed towards pedagogical action. The great challenge for researchers in ethnomathematics is to further elaborate studies and pedagogical practices that are in accordance with the philosophical-theoretical objectives of this program. As well, we outline a curriculum proposal based on the “trivium” literacy, matheracy, and technocracy that permits the development of school-based activities based on an ethnomathematics perspective.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3735
ISSN: 19804415
Licença: Disponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC-ND 2.5 BR, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/index>. Acesso em: 29 set. 2014.
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AbordagensAtuaisPrograma.pdf160,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.