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Título: Direitos humanos e ensino jurídico: uma superação dos modelos assistencialistas a partir da experiência na extensão universitária.
Autor(es): Oliveira, Júlio Aguiar de
Surlo, Gerlis Prata
Palavras-chave: Ensino jurídico
Extensão universitária
Direitos humanos
Comunidades locais
Data do documento: 2010
Referência: OLIVEIRA, J. A. de; SURLO, G. P. Direitos humanos e ensino jurídico: uma superação dos modelos assistencialistas a partir da experiência na extensão universitária. Participação. Brasília, v. 17, p. 26-33, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/5985/4950>. Acesso em: 24 set. 2014.
Resumo: O modelo tradicional de extensão dos cursos de Direito representado pelos núcleos de prática jurídica, encontra-se em crise. Isso porque, nesse modelo, os alunos desenvolvem atividades mecânicas que impedem as discussões em conjunto, a crítica e a busca de soluções criativas. Esse tipo de atividade extensionista harmoniza-se com um projeto de formação acadêmica orientada por uma perspectiva positivista de compreensão e realização do Direito, que reduz o Direito à lei e o afasta da realidade. Diante desse cenário, o objetivo do presente artigo é apresentar a experiência do programa de extensão NDH-UFOP (Núcleo de Direitos Humanos da UFOP), exemplo de atividade acadêmica voltada para uma verdadeira formação do estudante de Direito. Uma formação que pressupõe, necessariamente, o desenvolvimento de habilidades que possibilitem uma interpretação do Direito comprometida com a complexidade do real. _____________________________________________________________________________
ABSTRACT: The traditional model of law university community extension, represented by legal practice units, is in crisis. In that model, students develop mechanical activities that prevent discussions, criticism and the search for creative solutions. This type of extension is in conformity with a positivist academic prospect guided by an understanding of the Law, which reduces it to the text of the law and separates it from the reality. In this scenario, this article aims to present the experience of the program NDH-UFOP (Núcleo de Direitos Humanos da UFOP), example of academic activity focused on a true academic formation of the student of Law. This kind of Law School education aims, necessarily, developing skills that allow an interpretation of the Law committed to the complexity of the real.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3719
ISSN: 22386963
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