Estudo qualitativo dos aspectos morfológicos e químicos dos produtos da oxidação a altas temperaturas de um aço Cr-10/Ni-11 após tratamentos superficiais com laser e jateamento com microesferas de vidro.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
No presente trabalho foi realizado o estudo da influência dos tratamentos superficiais Shot peening (SP), Laser peening (LP) e Refusão a Laser (RL) na oxidação de tubos de aço Cr- 10/Ni-11 utilizados como trocadores de calor. Na realização do tratamento SP foram utilizadas microesferas de vidro para jateamento da amostra, durante um intervalo de tempo de 90s. Para as amostras tratadas por LP e RL foi utilizado um laser pulsado de Nd:YAG. Para o primeiro caso, o laser operou a 1400V, com pulsos de energia da ordem de 350mJ e frequência igual a 1,0Hz. Observou-se, por meio de microscopia óptica, a deformação plástica sobre a superfície da amostra após o tratamento LP. No segundo caso, quatro amostras foram irradiadas por um feixe laser em modo contínuo, a uma potência de 24W e a uma frequência de pulsação de 5,0kHz. Em seguida, as amostras submetidas aos três tratamentos foram oxidadas a 750°C (1023K) em atmosfera de ar saturado com vapor d’água, por 30h. Os dados obtidos por MEV/EDS revelaram a formação de óxidos a base de cromo na amostra tratada por SP e, principalmente, de ferro para as amostras submetidas aos três tratamentos superficiais. De uma maneira geral, sobre as áreas afetadas pelos tratamentos, foi possível observar a formação de um maior volume de óxidos com morfologias bem heterogêneas, comparativamente àqueles formados sobre as regiões não tratadas.
Descrição
Palavras-chave
Lasers, Tubos, Oxidação, Engenharia de materiais
Citação
CASTRO, H. X. de. Estudo qualitativo dos aspectos morfológicos e químicos dos produtos da oxidação a altas temperaturas de um aço Cr-10/Ni-11 após tratamentos superficiais com laser e jateamento com microesferas de vidro. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.