Tendências atuais da etnomatemática como um programa : rumo à ação pedagógica.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2005
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A maioria das investigações em etnomatemática tem demonstrado que existem várias formas culturais de matemática diferentes da matemática dominante. Atualmente, a maioria das pesquisas em etnomatemática está voltada para um estudo etnográfico ou antropólogico dos grupos culturais. Por outro lado, existe uma grande necessidade de que o Programa Etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem direcionadas à ação pedagógica. O grande desafio para os pesquisadores em etnomatemática é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa.
Descrição
Palavras-chave
Ação pedagógica, Etnomatemática, Cultura, Práticas pedagógicas, Antropologia
Citação
ROSA, M.; OREY, D. C. Tendências atuais da etnomatemática como um programa: rumo à ação pedagógica. Zetetiké, Campinas, v. 13, n. 23, p. 121-136, jan./jun. 2005. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646982/13883>. Acesso em: 30 set. 2014.