Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.

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Data
2012
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Resumo
O objetivo deste texto é apresentar, para os currículos de Engenharia, incluindo a respectiva carga horária, mínima e máxima, por semestre, uma proposta de implementação de Atividades Complementares, cuja importância, no cenário atual, se justifica pelas mudanças de foco da organização, que passa a se orientar por competências e habilidades, inovando as metodologias e o processo de ensino-aprendizagem. Embora nomeadas como complementares, contribuem para a formação generalista, crítica e reflexiva, aliada à formação tecnicista, do engenheiro. Mesmo assim, percebe-se que não estão efetivamente presentes nos Projetos Político-Pedagógicos e nas Matrizes Currículares desses cursos. Espero, pois, com esta proposta, motivar a inserção das Atividades Complementares como posssibilidade de interferir na mudança de pensamento e de abordagem pedagógica nos cursos de Engenharia.
Descrição
Palavras-chave
Projeto político-pedagógico, Currículo, Atividade complementar, Formação generalista do engenheiro
Citação
TONINI, A. M. Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia. Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 63-74, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2013v8n2p162/26026>. Acesso em: 05 set. 2014.