Modelo geológico de substrato sedimentar marinho aplicado à atividade de expansão do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Tubarão em Vitória/ES.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O Porto de Tubarão, localizado em Vitória, no Estado do Espírito Santo, administrado pela empresa de mineração Vale S/A, é o maior exportador de minério e pelotas de ferro do mundo. Localiza-se na ponta de Tubarão, na área continental do município, movimentando além de minério de ferro, grãos, fertilizantes, carvão e combustíveis. Para a segura movimentação dos navios de carga pelo porto é preciso que uma série de investigações do leito marinho sejam realizadas. Para contribuir com o conhecimento sobre as características geológicas e geotécnicas do leito marinho no local o objetivo deste estudo é analisar a estratigrafia da subsuperfície do Canal de Aproximação em sua toda extensão e Bacia de Evolução do Porto, e propor um Modelo Geológico do substrato marinho norteando futuras intervenções de ampliações e aprofundamentos. Foram analisados levantamentos e estudos de Geofísica com Sísmica de Reflexão e Refração, confrontados pelas campanhas de sondagens geotécnicas marítimas ocorridas em 1970 e 2011, em um total de 90 boletins datilografados, resgatando informações preciosas e atuais. Ambas as campanhas foram trabalhadas em planilhas eletrônicas, a fim de serem exportadas para o software MineSight, onde foi possível estruturar um Modelo Geológico dos tipos de solo e rocha que compõe a região de estudo. O referido Modelo é apresentado em seções transversais e em 3-D, analisadas individualmente para todas as ocorrências de sedimentos e rochas, possibilitando também o cálculo dos volumes destes materiais em futuras dragagens e derrocagens. O modelo proposto representa a estratigrafia abaixo da atual cota de navegação do canal, a fim proporcionar um referencial para futuros projetos de ampliações.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Bacias - geologia, Geologia submarina
Citação
CARNEIRO, M de S. Modelo geológico de substrato sedimentar marinho aplicado à atividade de expansão do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Tubarão em Vitória/ES. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.