Valoração ambiental da Cachoeira da Serrinha (Parque Estadual do Itacolomi) Mariana/MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As Unidades de Conservação (UCs) são as principais estratégias de gestão pública para manter a biodiversidade e o fornecimento dos serviços ecossistêmicos existentes. Dentre as diversas categorias, pode-se destacar os parques, sejam estes nacionais, estaduais ou municipais. O objetivo deste trabalho foi valorar monetariamente o vetor norte do Parque Estadual do Itacolomi (PEIT), conhecida como Serrinha, uma área formada por um complexo de cachoeiras utilizadas predominantemente pela população de Mariana/MG, e ainda descrever as funções ambientais associadas ao uso direto. Além disso identificou-se o perfil socioeconômico dos visitantes da área. Utilizou-se o Método de Valoração de Contingente (MVC) com base na Disposição a Pagar (DaP) para preservar a área. Os resultados obtidos estimaram DaP de R$ 9,66 (U$ 4,21) e o Valor Ecossistêmico da área que envolve o complexo de Cachoeiras da Serrinha em R$ 1.915.275,64 (U$ 818.773,83). Ressalta-se que as Metodologias de Valoração dos Serviços Naturais, tem sido cada vez mais usadas (apesar de apresentarem imprecisões) e recomendadas por apresentarem argumentos capazes de pressionar tanto o poder público como a iniciativa privada a cuidar e preservar de maneira adequada os bens ecossistêmicos.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Sócio-econômica e Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Parque Estadual do Itacolomi, Parques nacionais, Proteção ambiental
Citação
CAMARGO, P. L. T. de. Valoração ambiental da Cachoeira da Serrinha (Parque Estadual do Itacolomi) Mariana/MG. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.