Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3469
Título: Construção e simulação de um algoritmo que permita prever os efeitos da injeção de determinados materiais pulverizados pelas ventaneiras em altos-fornos.
Autor(es): Ângelo, Marciano Matias
Orientador(es): Assis, Paulo Santos
Palavras-chave: Carvão pulverizado
Biomassa vegetal
Algoritmos
Balanço energético - geofísica
Data do documento: 2013
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: ÂNGELO, M. M. Construção e simulação de um algoritmo que permita prever os efeitos da injeção de determinados materiais pulverizados pelas ventaneiras em altos-fornos. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: Além de uma representativa economia de coque, o desenvolvimento da técnica de ICP em altos-fornos pode se tornar ainda mais atrativa para as siderúrgicas nos próximos anos. Isto pois vem sendo estudadas técnicas de utilização de combustíveis alternativos aos carvões nesses equipamentos, como biomassas, pneus e plásticos. Esses compostos triturados em finas granulometrias podem ser usados em ICP’s substituindo em parte ou por completo os carvões. Contudo, ainda não se sabe uma série de influências que esta nova técnica pode provocar nos altos-fornos. Assim, faz-se a seguir um estudo detalhado do reator em questão, dos mecanismos que norteam a queima de carvões pulverizados e as características físicas e químicas de diferentes materiais pulverizados. É levantada uma série de análises de variáveis de combustíveis que influem em sua queima, bem como os respectivos reflexos de seu uso no processo de redução. Finalmente, é descrita a elaboração de um algoritmo que efetua o balanço de massa típico de um alto-forno a carvão vegetal de médio porte e o balanço térmico da zona de combustão; serão estabelecidas as bases para a simulação de injeção de carvões e outros materiais orgânicos pulverizados e as condições termodinâmicas, tendo como resultado uma série de gráfico que mostram os efeitos da crescente injeção desses materiais pulverizados pelas ventaneiras nos principais parâmetros de controle do alto-forno: temperatura de chama, consumo de carvão, taxa de substituição e composição do gás de topo.
Resumo em outra língua: Beyond the representative coke savings, the development of the PCI technical at blast furnaces can become even more attractive to the steelmakers in the coming years. It because technical of alternative fuels utilization to replace coals on that equipments have been studied, such as sugarcane easte, tires and plastics. Once ground to fine particle sizes, this compounds can be used in PCI’s replacing coals in part or in the whole quantity. However a huge number of influences of this new technical to the blast furnaces aren’t knew yet. So will be shown ahead a detailed study of the blast furnace, about the coal burnt process and its different physical and chemical characteristics. After talking about the coal variables and its influences on the blast furnace process, will be describled the contruction of an algorithm wich calculates the mass balance and the combustion zone’s thermal balance of the reactor that works with charcoal. Will be stabilished the basis for the simulation of the Pulverized biomass ICP use and after the generation of grafics about balst furnaces control parameters and the comentarys amongst its tendencies.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3469
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98, autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.
Aparece nas coleções:REDEMAT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ConstruçãoSimulaçãoAlgoritmo.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons