Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3425
Título: Contribuição para o diagnóstico ambiental da bacia hidrográfica do Rio Oratórios - MG.
Autor(es): Lacerda, Frederico Melo
Orientador(es): Roeser, Hubert Mathias Peter
Palavras-chave: Rio Oratórios - MG
Recursos hídricos - desenvolvimento
Geoquímica ambiental
Data do documento: 2013
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: LACERDA, F. M. Contribuição para o diagnóstico ambiental da bacia hidrográfica do Rio Oratórios - MG. 2013. 174 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: O Brasil precisa cada vez mais de experiências e metodologias que auxiliem o diagnóstico de bacias hidrográficas. Ter exemplos de estudos e diagnósticos cria um leque de conhecimento que pode ser usada como guia para as demais regiões do Brasil. No presente estudo foi feito um diagnóstico da microbacia do Rio Oratórios que está inserida na Bacia do Rio Doce, atendendo as cidades de Amparo do Serra, Oratórios e Ponte Nova, do estado de Minas Gerais. A metodologia aplicada durante a realização deste projeto pode ser separada em três grupos de trabalhos: (i) realizados em campo; (ii) realizados nos laboratórios; (iii) os de pesquisas bibliográficas. Foram realizadas quatro campanhas de amostragem de água, distribuídas nas estações chuvosas e secas, ao longo do Rio Oratórios, e alguns dos seus tributários. Ao empregar a classificação segundo BERNER & BERNER pode-se constatar que o Rio Oratórios é controlado principalmente pelo seu ambiente litológico. A classificação da bacia analisada foi realizada seguindo os valores de referência da resolução CONAMA 357/2005 e 430/2011. Pelos valores medidos, que possibilitaram discussões, constataram-se algumas irregularidades, tornando o Rio Oratórios, impróprio para os usos diretos, sem um tratamento adequado. Sendo os focos dessa contaminação principalmente despejos de efluentes sanitários, valores de contaminação microbiológica mais de 2,5 vezes superior ao permitido nas legislações, e usos de produtos agrícolas indevidamente próximos aos recursos hídricos, uma vez que, durante os trabalhos de campo verificou-se a aplicação dos mesmos sem os devidos cuidados, além disso, os resultados elevados obtidos para elementos como o cromo, o cobre, o cobalto e o zinco apontam para possível presença de tais utilizações. Assim, torna-se necessária a implementação de um plano de uso dos recursos hídricos para melhor aproveitamento da bacia, situação semelhante a diversas bacias hidrográficas brasileiras.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3425
Aparece nas coleções:PROAMB - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ContribuiçãoDiagnósticoAmbiental.pdf41,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.