Avaliação dos efeitos do extrato de Baccharis trimera (carqueja) sobre parâmetros metabólicos e de estresse oxidativo em modelo de diabetes melito tipo 1 induzido por aloxano em ratas.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição. Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença caracterizada pela destruição das células beta pancreáticas com consequente deficiência na secreção da insulina, resultando em hiperglicemia. As complicações do diabetes são onerosas para a saúde pública e de prejuízos irreparáveis para o portador da doença, pois abrange aspectos clínicos e sociais. Uma das causas das complicações do diabetes é o aumento do estresse oxidativo, situação na qual há um desequilíbrio entre as espécies reativas e as defesas antixidantes. Em busca de terapias alternativas, diversas plantas têm sido popularmente utilizadas no tratamento do diabetes. A planta medicinal Baccharis trimera, popularmente conhecida como carqueja, merece destaque dentre essas plantas, pois apresenta promissor potencial antioxidante e hipoglicemiante. Este estudo teve por objetivo avaliar os efeitos do extrato hidroetanólico da Baccharis trimera sobre os parâmetros metabólicos e de estresse oxidativo em modelo experimental de diabetes mellitus tipo 1 induzido por aloxano em ratas. Foi realizado experimento com 48 ratas da linhagem Fischer, divididas em 6 grupos, a saber: C (controle), C600 (controle + 600 mg/kg de extrato), C1200 (controle + 1200 mg/kg de extrato), D (diabéticos), D600 (diabéticos + 600 mg/kg); D1200 (diabéticos + 1200 mg/kg). As ratas tiveram o diabetes induzido por Aloxano, e após a confirmação do diabetes, todos os animais foram tratados por sete dias. Ao término do tratamento, as ratas foram eutanasiadas e tiveram o sangue coletado para realização das dosagens dos marcadores bioquímicos de perfil lipídico, função hepática e renal, e o fígado coletado para dosagem dos marcadores de estresse oxidativo (substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico e proteína carbonilada), dosagem das enzimas antioxidantes (superoxido dismutase, catalase, glutationa peroxidase e redutase), e análise da expressão do RNAm das enzimas antioxidantes. Os resultados obtidos mostraram que sete dias de diabetes são suficientes para alterar os marcadores bioquímicos, mas não são suficientes para alterar os marcadores de estresse oxidativo no fígado. As enzimas antioxidantes mostraram que os animais diabéticos apresentam quadro de estresse oxidativo visto que as ratas diabéticas apresentaram uma maior atividade da enzima superoxido dismutase e diminuição da atividade das enzimas catalase e glutationa peroxidase. A carqueja não mostrou efeito em diminuir a glicemia dos animais diabéticos, tampouco em modular o estresse oxidativo destes animais.
Descrição
Palavras-chave
Citação
KAUT, Natália Nogueira do Nascimento. Avaliação dos efeitos do extrato de Baccharis trimera (carqueja) sobre parâmetros metabólicos e de estresse oxidativo em modelo de diabetes melito tipo 1 induzido por aloxano em ratas. 2013. 80 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Nutrição) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.