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Título: Estudos das inequações : contribuições para a formação do professor de matemática na licenciatura.
Autor(es): Magalhães, Adil Ferreira
Orientador(es): Moreira, Plínio Cavalcanti
Palavras-chave: Matemática - estudo e ensino
Formação de professores
Aprendizagem
Inequações
Data do documento: 2013
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: MAGALHÃES, A. F. Estudos das inequações: contribuições para a formação do professor de matemática na licenciatura. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: Inequações é um tema que gera dificuldades no trabalho de formação inicial de professores. Este estudo procurou contribuir para o enfrentamento dessas dificuldades através da proposição de uma sequência de atividades de sala de aula, cuja concepção parte da retomada do desenvolvimento do pensamento algébrico e funcional dos estudantes do curso de licenciatura em matemática. A ideia da construção dessa sequência de atividades é conectar e integrar, no processo de ensino, diferentes possibilidades de atuação didático-pedagógica sobre as dificuldades na aprendizagem das inequações identificadas a partir da literatura especializada. A pergunta que orientou o desenvolvimento do estudo foi, então, a seguinte: qual seria o impacto do trabalho com uma sequência de atividades desse tipo sobre a aprendizagem do tema por alunos do curso de matemática? Durante a aplicação da sequência de atividades em questão, os 17 alunos (licenciandos) trabalharam primeiro individualmente e, em seguida, em grupos, de modo a se estimular a troca de informações e reflexões. A sequência foi aplicada pelo professor regente de uma disciplina obrigatória do curso, cuja ementa incluía o estudo das inequações. Os dados que nos permitiram construir uma resposta fundamentada para a questão de pesquisa foram coletados principalmente através de cadernos de aula contendo as formas de resolução das questões que compunham as diferentes atividades realizadas pelos alunos, das notas de campo do pesquisador e, complementarmente, da gravação das aulas em vídeo. As análises nos levaram a concluir que o impacto foi positivo, porém limitado a alguns aspectos da aprendizagem sobre o tema. Nas Considerações Finais apresentamos uma interpretação dos resultados, situando este estudo em relação a outros similares, já relatados na literatura.
Resumo em outra língua: Inequalities is a theme that usually brings difficulties to the student in prospective teacher education studies. In this Dissertation we offer a contribution to the work through these difficulties by presenting a sequence of activities for use in (either university or school) mathematics classroom. Our idea in structuring the activities is based on the development of student’s algebraic and functional thinking, leading them, eventually, to development of problem-solving skills concerning the process of modeling situations with inequalities. We intend to connect and integrate, in the teaching process, different possibilities of teachers didactical and pedagogical actions on difficulties related to the learning of the theme inequalities already identified in the literature. The question that oriented this was: what would be the impact of the work with a sequence of activities conceived this way on pre-service student teachers learning process? During six weeks, 17 student teachers worked, first individually, and then in groups, so as to exchange information and reflections on the didactical situations proposed in the activities. The sequence was applied in classroom by the regular teacher of a discipline that had Inequalities as part of its recommended program. Data were collected using the following and sources: student classroom notes, including their resolutions of the questions presented in the different activities; researcher’s field notes; videotaping. We conclude that the sequence of activities had a positive, though limited, impact on students learning. In the Final Considerations we interpret our results and situate the present study in relation to similar ones found in the literature.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3382
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Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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