Caracterização da deformação frágil e sua relação com os processos de voçorocamento na porção sudeste do Complexo Metamórfico Bação – Quadrilátero Ferrífero – Minas Gerais.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2006
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais. Departamento de Geologia. Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
A porção sudeste do Complexo Metamórfico Bação (CMB) apresenta-se intensamente fraturada. As várias direções de fraturas observadas são conseqüência de eventos tectônicos que atuaram na região desde o Proterozóico. Dados obtidos por fotointerpretação e de campo evidenciaram a predominância de um sistema ortogonal formados por famílias de fraturas de direções NW-SE e NE-SW. A primeira é paralela a lineamentos morfoestruturais de idade cenozóica. A idade da segunda família é incerta, pois, localmente, ora ela se apresenta nitidamente mais nova que a primeira, com feições de encurvamento, ora mais velha. Estruturas morfotectônicas e frágeis reconhecidas na literatura como indicativas de tectônica ativa foram observadas na área estudada. Depósitos quaternários deformados fragilmente também foram encontrados na porção sudeste do CMB, evidenciando a ocorrência de atividade neotectônica recente. Por outro lado, a área em questão é um exemplo típico de região afetada por voçorocamento. A maioria das voçorocas é desencadeada a partir de fatores antrópicos, no entanto, constatou-se que essas feições erosivas estão intimamente relacionadas com as características litológicas e com as estruturas frágeis. As voçorocas e ravinas do sudeste do CMB ocorrem quase que exclusivamente em solos de gnaisses migmatíticos e os eixos principais e dígitos dessas feições erosivas são condicionados por fraturas. As mais bem desenvolvidas situam-se nas interseções de descontinuidades frágeis e anisotropias dúcteis de alto ângulo de mergulho reativadas fragilmente.
Descrição
Palavras-chave
Voçorocas, Geomorfologia, Geologia estrutural
Citação
CAMPOS, M. I. B. de. Caracterização da deformação frágil e sua relação com os processos de voçorocamento na porção sudeste do Complexo Metamórfico Bação – Quadrilátero Ferrífero – Minas Gerais. 2006. 157 f. Dissertação (Mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.