Reinventando a geometria no ensino médio : uma abordagem envolvendo materiais concretos, softwares de geometria dinâmica e a teoria de Van Hiele.

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Data
2010
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Editor
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Esta pesquisa implementou estratégias que combinam materiais concretos com softwares de geometria dinâmica, para a aprendizagem de Áreas de Figuras Planas e Espaciais. Propôs-se uma sequência de atividades, as quais foram realizadas pelos sujeitos de pesquisa, alunos do Ensino Médio, de uma escola pública. A natureza desta pesquisa teve aspectos qualitativos, preponderantes sobre os aspectos quantitativos. Este trabalho justifica-se, pois diversas pesquisas vêm evidenciando que o uso de materiais concretos, e de outros recursos como softwaresde geometria dinâmica, é essencial para a construção do pensamento geométrico e para a elaboração dos conceitos geométricos. Apontam também que o ensino e a aprendizagem de Geometria Espacial tornam-se viáveis quando se amparam em representações e modelos que os estudantes podem observar, manusear, interpretar, construir. Pelo exposto, formulou-se oproblema de pesquisa representado por meio da seguinte questão: Que contribuições o softwareGeoGebra e materiais concretos oferecem à aprendizagem do conteúdo Áreas de Figuras Planas e Espaciais, avaliadas segundo a teoria de van Hiele, para alunos do Ensino Médio? O objeto de estudo foi a análise das contribuições do softwareGeoGebra e materiais concretos para a aprendizagem do conteúdo Áreas de Figuras Planas e Espaciais, avaliadas segundo a teoria de van Hiele, para alunos do Ensino Médio. O objetivo foi investigar tais contribuições para a aprendizagem do conteúdo Áreas de Figuras Planas e Espaciais. O referencial teórico foi primordialmente baseado em van Hiele, Pavanello, Gazire e Nasser. Os instrumentos de pesquisa foram o teste de van Hiele, um pré-teste epós-teste e os recursos utilizados foram o Geoplano, figuras geométricas planas e espaciais fabricadas em papel-cartão e o software GeoGebra. A pesquisa de campo teve a duração de nove semanas. Os dados coletados foram agrupados e analisados à luz do referencial teórico consultado. A análise dos dados mostrou quais foram as contribuições que a propostade atividades de ensino gerou para o aprendizado de Áreas de Figuras Planas e Espaciais e, consequentemente, para a aprendizagem de Geometria. Podemos citar como contribuições o aumento da capacidade argumentativa e dedutiva, o desenvolvimento da linguagem geométrica e o avanço nos níveis de pensamento geométrico.
Descrição
Palavras-chave
Geometria, Materiais, Concreto, Software
Citação
VIEIRA, C. R. Reinventando a geometria no ensino médio: uma abordagem envolvendo materiais concretos, softwares de geometria dinâmica e a teoria de Van Hiele. 2010. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.