Soldagem a laser dos aços inoxidáveis AISI 304 e AISI 316: análise microestrutural em função dos parâmetros operacionais.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Este trabalho trata daavalia¸c˜ao da influˆenciade parˆametros operacionais utilizados no processo de soldagema laser de a¸cos inoxid´aveis, mais especificamente, a¸cos AISI 304 e AISI 316. Foram realizados experimentos de soldagem com parˆametros ajustados para diversas situa¸c˜oes. Os resultados foram ent˜ao avaliados, caracterizandoa influˆencia dos parˆametros para cada caso levando em considera¸c˜ao a densidade de potˆencia disponibilizada. Essa avalia¸c˜ao foifeita atrav´es da caracteriza¸c˜ao metalogr´afica baseada em ensaios de microdureza e ensaios de corros˜ao eletrol´ıticadas soldas realizadas. Buscou-se evidenciar correla¸c˜oes entre osparˆametros operacionaisselecionados para os experimentos e os resultados obtidos nos cord˜oes de solda, medindo-se grandezas como largura e profundidade dos cord˜oes. Concluiu-se que a escolhaadequada dos parˆametros operacionais ´e fundamental para a garantia da qualidade dos cord˜oes de solda. Considerando a qualidade da solda como sendo uma rela¸c˜ao entre a largura e a profundidade, o melhor resultado para o AISI 316 foi cord˜ao soldado com parˆametros de potˆencia igual a 600W e velocidade igual a 150mm/s. Para oAISI 304, a melhor configura¸c˜ao foi com a potˆencia igual a 400W e velocidade igual a 100mm/s. Al´em disso, validou-se um m´etodo r´apidode avalia¸c˜ao da susceptibilidade dos cord˜oes de solda `a corros˜ao.
Descrição
Palavras-chave
Soldagem, Lasers, Lasers de fibra
Citação
COELHO, B. N. Soldagem a laser dos aços inoxidáveis AISI 304 e AISI 316: análise microestrutural em função dos parâmetros operacionais. 2012. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.