Características da cobertura vegetal, hídrica e edáfica da sub-bacia do Rio Maynart, afluente do Rio Gualaxo do Sul, Alto Rio Doce.
Carregando...
Data
2007
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
O estudo foi realizado na Sub-Bacia do Rio Maynart um dos principais afluentes formadores do Rio Gualaxo do Sul, que compreende uma área de Campos Rupestres localizada em grande parte do Município de Ouro Preto - MG. Estes cursos d´água são afluentes importantes do Rio do Carmo, um dos principais formadores do Rio Doce. O trabalho caracterizou a flora, os solos e os aspectos hídricos da Sub-Bacia que vem sofrendo impactos antrópicos desde o século XVIII, período do Ciclo do Ouro. Foram realizados os levantamentos do uso do solo e suas características de formação. A flora foi caracterizada com o levantamento das tipologias vegetacionais e suas principais composições florísticas. Estes fatores influenciaram a definição dos métodos empregados nos cálculos hidrológicos realizados. A caracterização realizada foi feita com base em informações geológicas e hidrológicas, e apoiando -se na realização do inventário da flora, obtenção de fotos aéreas, imagens de satélite, visitas de campo, geração de mapas temáticos e zoneamento dos usos e ocupações da Sub-Bacia do Rio Maynart. O período avaliado foi de janeiro de 1941 a dezembro de 2005, dividido em 3 subperíodos para melhor considerar as mudanças significativas nos usos e ocupações e no regime hídrico da sub-bacia. As principais tipologias encontradas para a flora foram a Floresta Estacional Semidecidual e os Campos Rupestres. Constatou-se que houve um aumento da área preservada ocasionada pela diminuição das áreas de pastagens e pelo aumento dos plantios comerciais, bem como pela criação de unidades de conservação particulares e públicas. As principais classes de solos identificadas foram os Neossolos, Latossolos, Espodossolos e Cambissolos. Os solos da Sub-Bacia apresentam-se distribuídos conforme o material de origem e não apresentam modificações significativas, apesar do aumento da área minerada. O regime hídrico foi caracterizado pelo cálculo das principais componentes do ciclo hidrológico, em mm/mês. Foram identificadas alterações de baixo impacto produzidas por agricultores e mineradores, bem como alterações de maior impacto como resultado da implantação de um empreendimento hidrelétrico na Sub-Bacia do Rio Maynart.
Descrição
Palavras-chave
Rio Maynart - solos - flora - recursos hidricos, Rio Maynart - estudo, Plantas de água doce
Citação
CHAVES, A. de S. Características da cobertura vegetal, hídrica e edáfica da sub-bacia do Rio Maynart, afluente do Rio Gualaxo do Sul, Alto Rio Doce. 2007. 301 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2007.