O efeito da pressão seletiva com praziquantel na diversidade genética da cepa LE de Schistosoma mansoni.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2005
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
A esquistossomose é uma das doenças parasitárias que causam maior impacto na saúde humana em todo o mundo. No Brasil, ela é causada pelo platelminto trematodeo digenéico Schistosoma mansoni. A medida de controle da esquistossomose mais importante é o emprego da quimioterapia específica em larga escala. Atualmente, o medicamento de escolha para o tratamento da esquistossomose causada por todas as espécies de Schistosoma é o praziquantel (PZQ). Apesar do PZQ ser eficaz e seguro, seu uso em larga escala em áreas endêmicas e tratamentos repetitivos podem causar a seleção de cepas resistentes. Isolados resistentes, ou com baixa susceptibilidade, já foram encontrados na natureza e também podem ser selecionados em laboratório. O impacto da seleção de indivíduos que apresentam o fenótipo de resistência em uma população ainda não foi estudado. Este trabalho teve como objetivo selecionar uma cepa de S. mansoni resistente ao PZQ e analisar o perfil genético da cepa selecionada em co mparação com a que a originou utilizando marcadores polimórficos do tipo microssatélites. Para induzir a resistência ao PZQ foi utilizada a cepa de S. mansoni LE. Camundongos infectados foram tratados com doses crescentes de PZQ, até a dose curativa, durante sete gerações. O DNA de vermes obtidos a cada geração foi analisado utilizando seis loci de microssatélites. Os dados parasitológicos e genéticos obtidos foram comparados com dados da mesma cepa sem indução de resistência. Após seis gerações do parasito submetido ao tratamento com PZQ foi possível obter uma cepa de S. mansoni com susceptibilidade diminuída a PZQ. Vermes fêmeas apresentaram maior susceptibilidade a PZQ que vermes machos apenas na população selecionada. A pressão seletiva com PZQ diminuiu a diversidade genética de S. mansoni. Não houve diferença significativa quanto a diversidade genética de vermes fêmeas e machos. A obtenção de uma cepa resistente a PZQ é de fundamental importância para estudos de mecanismos de resistência e será também útil para a comparação dos níveis de sensibilidade de isolados de campo.
Descrição
Palavras-chave
Schistosoma mansoni, Drogas - resistência, Diversidade biológica
Citação
LAGE, R. C. G. O efeito da pressão seletiva com praziquantel na diversidade genética da cepa LE de Schistosoma mansoni. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2005.