Contribuição à caracterização microestrutural dos meteoritos metálicos Itutinga e Itumirim.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2006
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
A massa principal do meteorito metálico Itutinga com 46,21kg pertence ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Além deste meteorito o museu possui um fragmento de meteorito metálico com 110,76g denominado Itumitim, com local de queda próximo a Itutinga, cidade do interior de Minas Gerais, distante 228km de Belo Horizonte. Realizando-se análises ao microscópio eletrônico de varredura (MEV) e de microdureza Vickers, determinou-se a classificação estrutural do fragmento Itumirim como octaedrito médio, Om. Com análises no detector de energia dispersiva de raios-X (EDS) acoplado ao MEV e no espectrômetro Mössbauer miniaturizado (MIMOS II) identificou-se as fases mineralógicas presentes. Estes resultados somados à correlação existente entre classificação estrutural e química permitiram classificar o fragmento Itumirim como pertencente ao grupo IIIAB.
Descrição
Palavras-chave
Meteoritos metálicos, Meteorito - Itumitim
Citação
NUNES, G. A. Contribuição à caracterização microestrutural dos meteoritos metálicos Itutinga e Itumirim. 2006. 64 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.