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Title: Efeito do processamento termomecânico na resistência à fadiga de um aço IF.
Authors: Corrêa Júnior, Joani Genelhu
metadata.dc.contributor.advisor: Godefroid, Leonardo Barbosa
Keywords: Metais - fadiga
Aço - interstitial free
Textura
Laminação - metalurgia
Aço
Issue Date: 2012
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: CORRÊA JUNIOR, J. G. Efeito do processamento termomecânico na resistência à fadiga de um aço IF. 2012. 87f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Abstract: A indústria automotiva tem exigido o desenvolvimento de novos aços com boa formabilidade e de alta resistência, visando a obtenção de menor espessura, sem perda de desempenho, principalmente em relação a segurança e conforto dos passageiros, e ainda para obter a redução de peso do automóvel. Os principais desafios para desenvolver estes aços não são apenas para alcançar a propriedades mecânica com requisitos tradicionais, mas também satisfazer os requisitos adicionais, tais como a resistência à fratura e resistência à fadiga. Neste trabalho foi analisado o efeito do processamento termomecânico nas propriedades de um aço IF em 3 diferentes condições: laminados a quente (LQ); laminado a frio recozido em caixa (LF); laminado a frio galvanizado que passou pelo recozimento contínuo (LFG). Para isto foi realizada a caracterização microestrutural em função do processamento considerado, a análise do desenvolvimento de textura, a análise na alteração de propriedades mecânicas típicas e análise da resistência à fadiga em ensaios com controle de tensões mostrando resultados sobre curvas S-N deste aço. Verificou-se o melhor desempenho do aço IF LFG que apresentou uma textura pronunciada e maior resistência à fadiga.
metadata.dc.description.abstracten: The automotive industry has required the development of new steels with a good formability and high strength, in order to obtain smaller thickness, without loss of performance, particularly with regard to safety and comfort of passengers and also for the weight reduction of the automobile . The main challenges for developing these steels are not only for achieving mechanical properties with traditional requirements, but also meet additional requirements, such as fracture toughness and and fatigue resistance. This work analyzed the effect of thermomechanical processing on the properties of an IF steel in 3 different conditions: hot rolled (LQ); cold rolled annealed in box (LF), cold rolled galvanized passed by continuous annealing (LFG). For this microstructural characterization was carried out according to the process considered, the analysis of the development of texture analysis in altering the mechanical properties typical and analysis of resistance to fatigue tests with control tensions results showing SN curves on this steel. It was the best performance of IF steel LFG which showed a pronounced texture and greater fatigue resistance.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3037
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