Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3025
Título: Avaliação de um curso de licenciatura em matemática, modalidade a distância, de uma universidade pública.
Autor(es): Gomes, Maria Izabel Lage Martins
Orientador(es): Vila, Maria do Carmo
Palavras-chave: Matemática - estudo e ensino
Ensino a distância
Formação de professores
Licenciatura
Data do documento: 2012
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: GOMES, M. I. L. M. Avaliação de um curso de licenciatura em matemática, modalidade a distância, de uma universidade pública. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo elaborar e implementar a avaliação de um curso de Licenciatura de Matemática, modalidade a distância, de uma instituição pública, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) , segundo as percepções do corpo discente, do corpo docente, do corpo tutorial e dos coordenadores de Polo de Apoio Presencial. Mais especificamente, pretende determinar o Grau de Desempenho do Curso, segundo os diferentes níveis do modelo de avaliação (classificação por itens, classificação por dimensão e classificação global), identificar os itens que representam potencialidades/fragilidades do curso, segundo a percepção dos avaliadores, identificar os itens críticos que deve m ter ações corretivas/preventivas priorizadas e estudar a evasão do curso. As dimensões analisadas são autoavaliação discente, infraestrutura do Polo de Apoio Presencial, infraestrutura do CEAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, disciplinas, videoconferências e webconferências, videoaulas, desempenho dos tutores e evasão. Na coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários fechados (escala Likert de quatro pontos) com uma questão aberta, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os resultados indicam que o modelo utilizado foi adequado para a avaliação do curso, apontando potencialidades e fragilidades que deveriam ser objeto de ações corretivas. Considerando que ele se encontrava em andamento, não se constituindo, portanto, um produto acabado, a investigação propôs uma avaliação do tipo formativa, que pudesse contribuir para a melhoria e autorregulação desse curso de Licenciatura de Matemática. Espera-se também que esta pesquisa possa contribuir para a discussão e implementação da avaliação de cursos de Graduação na modalidade a distância, haja vista que grande parte das instituições brasileiras de ensino superior ainda encontra dificuldades nessa tarefa.
Maria do Carmo Vila
Resumo em outra língua: This study aimed to develop and implement an evaluation for a mathematics distance degree course of in a public institution under the UAB (Universidade Aberta do Brasil – the pen University of Brasil), from the point of view of its student body, teaching staff, tutorial staff and Pole coordinators. More specifically, it was intended: to determine the performance course level, according to the different levels of an evaluation model (rating per items, rating per dimension and global rating); identfy items that represent course potentialities/weaknesses from evaluators point of view; identify the critical items that should have corrective/preventive actions prioritized; study the course's dropout rate. The analyzed dimensions were: student self-assessment, Pole infrastructure, CEAD (Centro de Educação Aberta e a Distância) infrastructure, virtual environment, diciplines, video and web conferences, video classes, performance of tutors and dropout. During data collection, we used the following instruments: questionnaires (four point Likert scale) with one open question, semi-structured interviews and focus groups. Results indicated that the model used is suitable for the Course evaluation, pointing out its strengths and weaknesses that should be subject to corrective actions. Whereas the Degree Course in Mathematics was in progress and do not constitute, therefore, a finished product, this research has proposed the realization a formative evaluation that could contribute to its improvement and autoregulation. It is also hoped that it can contribute to the discussion of the evaluation and implementation of undergraduate distance education, given that most Brazilian instituitions of higher education still face difficulties in this task.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3025
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AvaliaçãoCursoLicenciatura.PDF1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_PropostaAvaliaçãoCurso.pdf817,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.