Ensino de geometria para alunos com deficiência visual : análise de uma proposta de ensino envolvendo o uso de materiais manipulativos e a expressão oral e escrita.

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Data
2012
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Editor
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
A inserção de pessoas com deficiência visual é fato em muitas escolas do país, porém, isso nem sempre se dá por meio de uma efetiva inclusão (MANTOAN, 2006). Diversos são os obstáculos: ausência do tema na formação de professores, inadequação dos espaços físicos, carência de recursos e materiais apropriados, etc.. Nesse cenário, o ensino da Matemática e, principalmente da Geometria, constitui um grande desafio. Buscamos na presente pesquisa, construir, desenvolver e analisar uma proposta de ensino de Geometria para alunos cegos e com baixa acuidade visual. Tal proposta foi construída tendo como base os estudos de Vygotsky com crianças cegas e a premissa de que a manipulação e a construção de objetos, aliada à expressão oral e escrita são estratégias essenciais no trabalho com esse grupo. Consideramos ainda os trabalhos desenvolvidos por Valsiner e Veer (1996), Fernandes (2004; 2008), Lirio (2006), Mantoan (2006) e Santos (2007), além das políticas educacionais brasileiras, principalmente àquelas ligadas pela Secretaria de Educação Espacial (SEESP/MEC, 2003; 2008; 2009). Nesse sentido, realizamos a pesquisa em um instituto educacional especializado situado em Belo Horizonte (MG), envolvendo todos os sete alunos de uma classe de 7º ano do Ensino Fundamental. Esses alunos e sua professora de Matemática colaboraram com o processo ao vivenciar e avaliar as atividades desenvolvidas, permitindo, quando necessário, sua reformulação. A análise dos dados evidencia o desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos, bem como da linguagem geométrica. Os alunos se mostraram interessados e participaram ativamente das atividades, auxiliando no aprimoramento de alguns instrumentos de medida confeccionados para eles (transferidor, ângulos, reta, etc.). Verificamos ainda o potencial dos materiais manipulativos e da expressão oral e escrita no desenvolvimento do pensamento geométrico dos participantes. Um livreto com sugestões de atividades comentadas, destinado a professores, futuros professores e formadores foi construído a partir dessa pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
Geometria - estudo e ensino, Deficientes visuais, Ensino fundamental, Objetos de aprendizagem, Lev Semenovich Vygotsky
Citação
PEREIRA, M. K. da S. Ensino de geometria para alunos com deficiência visual : análise de uma proposta de ensino envolvendo o uso de materiais manipulativos e a expressão oral e escrita. 2012. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.