Quantificação e caracterização química dos resíduos da ETA de Itabirito - MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2007
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
A disposição de resíduos de Estações de Tratamento de Água (ETA) tem recebido maior atenção no Brasil nos últimos anos. Dispor estes resíduos, denominados lodos de ETA, de maneira ambientalmente correta configura-se em mais um desafio a ser enfrentado pelas prestadoras de serviços de saneamento. Há muito tempo, o destino destes lodos vem sendo os cursos d’água próximos às estações. No entanto, esta prática vem sendo questionada por órgãos ambientais, os quais estão restringindo e, até mesmo, proibindo esta forma de disposição final. O presente trabalho teve por objetivo apresentar as alternativas existentes para disposição final dos resíduos das ETAs. Procedeu-se também, uma análise quantitativa e qualitativa da geração dos resíduos da Estação de Tratamento de Água da cidade de Itabirito - Minas Gerais. Os dados levantados servirão para futuros trabalhos que visem a adequação dos resíduos gerados pela estação, assim como o estudo da viabilidade de aplicação de técnicas de tratamento.
Descrição
Palavras-chave
Disposição de resíduos, Água - estações de tratamento, Cursos d'água, Itabirito - Minas Gerais, Correntes fluviais
Citação
RIBEIRO, F. L. de M. Quantificação e caracterização química dos resíduos da ETA de Itabirito - MG. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Ouro Preto, 2007.