Reação ao fogo dos materiais – uma avaliação dos métodos de projeto de saídas de emergência em edificações não industriais.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2007
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
A reação ao fogo dos materiais utilizados como revestimento/acabamento bem como os trazidos para o interior das edificações (carga de incêndio) destaca-se como um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento e propagação das chamas, e pelo desenvolvimento de fumaça e gases tóxicos, contribuindo para que o incêndio atinja fases críticas e gere pânico e mortes. A reação ao fogo dos materiais tem grande importância sobre o tempo disponível para evacuação das pessoas dos compartimentos envolvidos em incêndios. O projeto do escape dos ocupantes de um dado compartimento atingido pelos efeitos de um incêndio baseia-se no modelamento de seu movimento na direção de saídas de emergência antes que se criem condições insustentáveis para a vida humana. Nesta pesquisa foi utilizado um programa computacional de simulação de evacuação para determinar o tempo necessário para o escape seguro, comparando-o com o tempo disponível para o escape seguro, por meio da limitação da altura da interface do colchão de fumaça em relação ao piso e de sua temperatura. Foram realizadas simulações em três tipos diferentes de ocupações de uma mesma edificação em função dos materiais usados nos revestimentos/acabamentos, bem como dos materiais trazidos para seu interior (carga de incêndio), permitindo concluir que estas simulações podem ser empregadas para optimizar o projeto das saídas de emergência. Conclui-se que a utilização de programas computacionais específicos para a simulação de escape é de grande importância para identificar soluções aceitáveis de segurança contra incêndio particularizada em cada situação, garantindo nível de segurança adequado com economia.
Descrição
Palavras-chave
Fogo, Materiais de construção - revestimento, Materiais de construção - acabamento, Incêndios, Engenharia de materiais
Citação
SOUZA, W. P. de. Reação ao fogo dos materiais – uma avaliação dos métodos de projeto de saídas de emergência em edificações não industriais. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2007.