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Título: Estudo do desempenho dos materiais de demarcação viária retrorrefletivos.
Autor(es): Schwab, Maria Selma Freitas
Orientador(es): Afonso, Robson José de Cássia Franco
Palavras-chave: Retrorrefletância
Demarcação
Sinalização viária
Materiais retrorrefletivos
Data do documento: 1999
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: SCHWAB, M. S. F. Estudo do desempenho dos materiais de demarcação viária retrorrefletivos. 1999. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2004.
Resumo: Neste trabalho foram avaliados o desempenho, quanto à retrorrefletância e desgaste, de diversos materiais utilizados em demarcação viária, implantados em campo, sob condições de tráfego conhecidas. Foi também desenvolvido o equipamento e uma metodologia para aplicação, com ancoragem controlada, dos materiais de demarcação viária em laboratório. Esta metodologia foi utilizada para se estabelecer taxas ideais de aplicação de microesferas de vidro em relação à retrorrefletividade inicial. Os materiais foram caracterizados de acordo com os padrões nacionais. Foram propostos novos procedimentos para medidas de retrorrefletância e desgaste dos materiais no campo. À partir dos dados de campo, foram propostos valores mínimos aceitáveis de retrorrefletividade inicial, desgaste e retrorrefletividade final dos materiais, abaixo dos quais recomenda-se a manutenção dos sistemas de demarcação viária. Finalmente, foram estabelecidas relações de custos/benefício entre os diversos materiais utilizados na sinalização horizontal em rodovias brasileiras.
Resumo em outra língua: In this work, it was evaluated the performance, regarding to retroreflectivity and wear of several road marking materials, applied on a test field of known traffic conditions. It was also developed a device and methodology for the application of glass beads on road marking paints under controlled embedment, in laboratory. This methodology was used to established the correlations between rates (g/m2) of glass beads and initial retroreflectivity. The materials were chacterized according to the brazilian standards. It was proposed new standard procedures for measurement of retroreflectivity and wear of applied road marking materials. Based on field and laboratory studies, it was proposed minimal acceptance values for initial retroreflectivity and minimal values for final retroreflectivity and wear of road markings, when the maintenance of the system is recommended. Finally, it was established the relationship between cost and benefit of the various road marking materials, used on horizontal signalization on the brazilian roads.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2792
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