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Título: Software para análise e dimensionamento de vigas mistas aço-concreto em pontes rodoviárias.
Autor(es): Fernandes, William Luiz
Orientador(es): Paula, Geraldo Donizetti de
Palavras-chave: Construção mista
Teoria das estruturas
Pontes metálicas
Análise numérica
Construção metálica
Data do documento: 2008
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: FERNANDES, W. L. Software para análise e dimensionamento de vigas mistas aço-concreto em pontes rodoviárias. 2008. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.
Resumo: Pontes metálicas são amplamente utilizadas em projetos que requerem grandes vãos livres. Entretanto, quando se considera as vigas principais atuando como vigas mistas aço-concreto, os projetos de pontes metálicas conseguem concorrer com os de concreto armado ou protendido em casos em que os vão livres encontram-se entre 20 e 50 metros. Além disso, quando comparadas ao sistema não misto, as vigas mistas proporcionam uma considerável economia de aço, pois diminuem o peso próprio da estrutura para o projeto de vigas, pilares e fundações. Este trabalho tem por objetivo analisar e dimensionar vigas contínuas mistas aço-concreto, constituídas por perfis I, em pontes rodoviárias através de um programa de computador desenvolvido em linguagem de programação Delphi. Os esforços solicitantes e as linhas de influência são obtidos pela formulação do Método da Flexibilidade. A distribuição transversal das cargas móveis pode ser realizada por três métodos: Linha de Influência de Reação, Transversina de Rigidez Infinita e Homberg- Trenks. Como resultado, o programa determina as características geométricas das seções das vigas principais, os diagramas e envoltórias de esforços das mesmas, linhas de influência, trens-tipo a partir da distribuição transversal das cargas móveis, quadro resumo com as ações nominais e combinadas, bem como o dimensionamento das vigas, incluindo conectores de cisalhamento e enrijecedores transversais de alma para as regiões críticas ao esforço cortante, com suas dimensões e espaçamentos. Para comparação de resultados, utilizou-se o programa SAP2000 para modelagem e análise numérica via método dos elementos finitos.
Resumo em outra língua: Metallic bridges are used extensively in projects that request great spans. However, when the steel I-girders act as composite beams, the projects of metallic bridges can compete with the ones of concrete or reinforced concrete with spans between 20 and 50 meters. Besides, when compared to other systems, the composite beams provide a considerable economy of steel, because the dead load of the structure is decreased, helping the project of beams, columns and foundations. This work intends to analyze and design continuous composite steel I-girders in highway bridges through a computer program developed in Delphi programming language. The loads and influence lines are obtained by the Method of Flexibility. The traverse distribution of the loads can be accomplished by three methods: Influence Line of Reaction, Infinite Stiffness Diaphragm and Homberg-Trenks Method. As a result, the program defines the geometry of the steel girders sections, the diagrams of internal forces, influence lines, vehicle live-loads, table summary with the combination of the actions, as well as the design of the composite steel girders, shear connectors and shear reinforcement for the ones. For comparison of results, the program SAP2000 was used for modeling and numeric analysis through the Finite Elements Method.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2733
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