Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2631
Título: Avaliação dos mecanismos de garantia financeira para fins de fechamento de mina e o seu impacto na viabilidade de projeto de mineração de grande porte no estado de Minas Gerais.
Autor(es): Almeida, Mauricio Rios de
Orientador(es): Lima, Hernani Mota de
Palavras-chave: Geotecnia
Mina de Capão Xavier - Nova Lima - Minas Gerais
Minas e mineração
Viabilidade econômica
Mine closing
Data do documento: 2006
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: ALMEIDA, M. R. Avaliação dos mecanismos de garantia financeira para fins de fechamento de mina e o seu impacto na viabilidade de projeto de mineração de grande porte no estado de Minas Gerais. 2006. 176 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.
Resumo: A viabilidade da explotação dos bens minerais deve ser avaliada por seu custo de oportunidade. A mineração, quando praticada de forma técnica, ambiental e socialmente satisfatória, gera renda, empregos e benefícios a toda sociedade. Embora existam termos de referência ou guias de conduta, no momento o Brasil não conta com políticas nem instrumentos legais para o fechamento de minas e nem com a definição de mecanismos de garantia financeira que assegurem, ao final da vida útil do empreendimento, a disponibilidade dos recursos necessários ao fechamento em caso de falta do minerador. Garantia financeira para fechamento de mina é simplesmente uma garantia de que o plano de fechamento será implementado. São instrumentos para proteger a sociedade dos passivos de um fechamento de mina. A pesquisa estudou as etapas de viabilidade de um empreendimento de mineração, o fechamento de uma mina, os diversos mecanismos de garantia financeira e avaliou, através de cenários, o impacto da inserção de mecanismos de garantia na viabilidade de um empreendimento de grande porte no Estado de Minas Gerais.
Resumo em outra língua: The viability of the explotation of mineral goods should be evaluated by its opportunity cost. Mining, when practiced technical, environmental and socially properly, generates income, employments and benefits to the society. Although reference terms or guides of conduct exist, in the moment there aren't in Brazil policy nor legal instruments for the closing of mines, nor the definition of mechanisms of financial warranty to assure that the necessary resources to the closing will be available at the end of the useful life of the enterprise in case of operador failure. Financial guarantee for mine closure and post closure is simply a guarantee that the closure plan will be implemented. Financial guarantees are designed to protect the community from closure liabilities. The research studied the stages of viability of a mining enterprise, the closing of a mine, the several mechanisms of financial assurance, and evaluated.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2631
Aparece nas coleções:PROPEC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AvaliaçãoMecanismosGarantia.pdf8,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.