O movimento messiânico de “Santa Dica” e a ordem redentorista em Goiás (1923-1925).

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Em 1920, após a suposta ressurreição de uma adolescente 15 anos de idade, iniciou-se no interior de Goiás, em uma pequena fazenda chamada “Monzodó”, o mais importante movimento religioso de caráter messiânico do estado. “Santa Dica”, como ficou conhecida Benedita Cipriano Gomes, dizia conferenciar com anjos, através dos quais curava, profetizava, abençoava, batizava, crismava e até mesmo casava aqueles que a procuravam em seu reduto. Todavia, de acordo com as fontes consultadas, é somente a partir de 1923, com a chegada de algumas importantes personagens no reduto, que o movimento propriamente dito teve seu início, com ritos e organização singulares. Em cerca de dois anos a pequena fazenda Monzodó se tornou um vilarejo conhecido por “Lagoa”, onde a “santa”, segundo relatos, reuniu cerca de 500 seguidores, e onde até 70 mil pessoas a teriam visitado em romaria. No mesmo período, entre 1923 e 1925, a Ordem do Santíssimo Senhor Redentor (Redentoristas), trazida ao estado de Goiás no final do século XIX, lançava através de seu jornal Santuário da Trindade uma verdadeira campanha contra Dica e seus seguidores, chegando ao ponto de exigir constantemente a intervenção policial no reduto onde o movimento ocorria. Tal intervenção aconteceu em outubro de 1925 (o “dia do fogo”), na qual dezenas de pessoas foram mortas ou feridas. A repressão religiosa dos Redentoristas sobre o movimento de “santa Dica” é objeto central da presente dissertação, cuja proposta encerra-se em uma análise histórico-sociológica a partir da utilização de tipologias e conceitos weberianos.
Descrição
Palavras-chave
Messianismo, Redentorista, Carisma - traço da personalidade, Tipologia - teologia, Grupos sociais - Goiás
Citação
GOMES FILHO, R. R. O movimento messiânico de “Santa Dica” e a ordem redentorista em Goiás (1923-1925). 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2012.